Evento promoveu palestras e apresentações enfatizando investimentos necessários para o Acre nos próximos dez anos.
O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre realizou na tarde da última quarta-feira, 19 de outubro, no auditório da sede do Sebrae, o 1º Workshop do Desenvolvimento. Durante o evento, foram feitas apresentações da Plataforma de Demandas Prioritárias Acre 2032, do Plano da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Estado e a apresentação da Construção do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável – Agenda 10 anos.
O primeiro a abrir as palestras foi o presidente do Fórum Empresarial e da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), José Adriano, que explicou a Plataforma de Demandas Prioritárias Acre 2032. A proposta apresenta, entre os principais objetivos, a garantia da macrologística e infraestrutura estratégica, visando integração e acesso aos mercados interno e externo e várias outras questões.
Já Assurbanípal Mesquita, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, que palestrou em seguida sobre o Plano da Ciência, Tecnologia e Inovação e disse que o maior desafio é alinhar inovação, ciência e tecnologia com as necessidades do setor produtivo.
O último palestrante foi Wagner Silva de Sena, diretor de Planejamento e Governança da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que apresentou a Construção do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável – Agenda 10 anos.
O evento contou com a presença de diversos órgãos e instituições públicas como os secretários de estado Edivan Maciel (Sepa); Egleuson Araújo Santiago (Sedur); Márcio Luiz Paiva (SEET); o diretor-técnico do Sebrae, Lauro Santos; o presidente da Federacre, Rubenir Guerra, somou também com as iniciativas e empresas privadas, com a intenção de construir esse plano em coletividade para consolidar esse projeto de desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Acre.