Qual é a maior dificuldade em fazer previsões sobre Internet das Coisas?

Por CIO – 28/11/2018

Todos os anos, empresas tentam fazer previsões do que acontecerá no mercado de tecnologia – e mais especificamente, em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) – mas nem sempre isso é tarefa fácil.

Uma estimativa da McKinsey & Company sugere que o impacto econômico da IoT chegará a US$ 11 trilhões até 2025. O IDC, por sua vez, estima que os gastos totais em IoT chegarão a US$ 1,2 trilhão até 2022. Já o Gartner prevê 20,4 bilhões de dispositivos conectados globalmente até 2020, e a DigiCert afirma que para 92% das empresas entrevistadas, a IoT será “importante para seus negócios” em 2012.

Provavelmente, a principal razão para a dificuldade em prever para onde vai o mercado de IoT é que não há um acordo geral sobre uma definição precisa dos limites desse mercado. Assim, o grande número pretende descrever o “tamanho do mercado de IoT”, que frequentemente mede aspectos muito diferentes.

“Todo mundo sabe que vai ser grande. E ninguém tem a menor ideia, em minha opinião, do quão grande será”, afirma Alan Griffiths, principal consultor da Cambashi. Ele fala com os principais técnicos – CIOs e CTOs – por suas estimativas do mercado, o que lhe dá uma melhor leitura sobre quem está comprando o que.

A pesquisa de Griffiths sobre o mercado de IoT destaca outro ponto importante: as previsões de tendência focadas em segmentos de mercado mais específicos, ou em tecnologias específicas, tendem a ser muito mais digeríveis. Os detalhes relevantes necessários para criar essa análise são mais fáceis de obter e é mais difícil fazer com que as suposições pareçam apresentáveis.

Mas diferentes analistas ainda têm metodologias distintas, de acordo com Christian Renaud, vice-presidente da 451 Research. Muitos analistas baseiam suas estimativas em seu conhecimento profundo da comunidade de fornecedores – simplesmente sabendo que, hipoteticamente, uma grande parte das empresas de um determinado segmento não está interessada em comprar o produto X, o que pode ser uma poderosa ferramenta de previsão.

“No nosso caso, fazemos muitos projetos de consultoria para vários clientes ao longo do ano, e temos nossos próprios dados sindicalizados, fazendo pesquisas de clientes sobre planos de adoção e coisas assim e, no total, formar uma opinião composta”, disse Renaud.

Embora as previsões de fornecedores sejam, ocasionalmente, apenas estimativas precipitadas sobre o tamanho do mercado, os fornecedores geralmente inclinam as pesquisas para que elas pareçam boas, de maneiras sutis. Perguntas são formuladas para que os entrevistados respondam de uma maneira específica, selecionando cuidadosamente os parâmetros de uma determinada previsão – “o mercado de gateways de IoT que apresentam essa combinação específica de opções de conectividade deve aumentar em 300% ano após ano!”.

A precisão das previsões de longo prazo tende a variar fortemente pela metodologia. Medir simplesmente o crescimento ano a ano de uma determinada tecnologia pode fornecer uma estimativa rápida e suja, com base nas tendências atuais, mas que frequentemente não conta toda a história. As tendências do mercado mudam rapidamente, e um conhecimento mais profundo das direções em que essa mudança provavelmente ocorrerá – com base em um entendimento mais forte de um dado mercado – normalmente leva a uma melhor estimativa dos números futuros.

Parte disso, claro, é simples senso comum – estudos que incluem metodologias totalmente descritas e rigorosas, aqueles que usam dados oficiais (sejam pesquisas imparciais, dados de fontes amplamente aceitas de dados demográficos como o Banco Mundial ou as Nações Unidas) e aqueles que não são realizados a mando de um fornecedor são mais propensos a ser preciso do que outros.

Definir os parâmetros de uma determinada estimativa é um passo crítico para levar as pessoas a levá-la a sério, e é por isso que as estimativas do mercado de IoT como um todo – cujos limites são nebulosos na melhor das hipóteses – geralmente devem ser tomadas como um grande grão de sal.

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