Observatório do Desenvolvimento

Notícias

5 inovações tecnológicas que estão contribuindo para um futuro mais sustentável

Futuro Exponencial – 07/04/2019

Muito se fala em sustentabilidade como condição de construir um mundo melhor para nossos filhos e para as futuras gerações. Mas, para alcançarmos o almejado futuro sustentável, precisamos investir em desenvolvimento sustentável, buscando maneiras de utilizar o meio ambiente sem esgotar os recursos naturais.

Um futuro mais sustentável

De balas biodegradáveis ​​a flores robóticas impressas em 3D, iniciativas ecologicamente corretas estão sendo planejadas para solucionar problemas que antes pensávamos ser insolúveis. Conheça a seguir 5 inovações tecnológicas que estão contribuindo para um futuro mais sustentável.

1. Redes de telas para limpar os oceanos

Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não foram tomadas quaisquer medidas concretas. A organização holandesa The Ocean Cleanupresolveu dar um passo à frente e assumir para si a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

sustentável 01
A organização assumir para si a missão de combater a poluição oceânica (Crédito: The Ocean Cleanup)

Em resumo, a ideia principal atrás do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

2. Chaminés não poluentes

A China não tem medido esforços para reduzir seus índices de poluição, que, segundo estimativas, é responsável por causar 350.000 a 400.000 mortes prematuras todos os anos. De modo a reduzir o problema, o país recentemente construiu uma enorme chaminé de 60 metros em Xi’an, uma das cidades mais poluídas.

sustentável 02
Em síntese, a China construiu uma enorme chaminé de 60 metros em Xi’an (Crédito: David Y. H. Pui)

Embora pareça uma chaminé tradicional, a estrutura foi projetada para não aumentar os níveis de poluição, mas atuar como um sistema de purificação do ar externo, filtrando partículas nocivas e soprando ar limpo no céu. O design aproveita o aquecimento solar para aquecer as partículas poluentes na base da chaminé.

3. Flores robóticas impressas em 3D

Se você está a par das notícias sobre ecologia, provavelmente deve saber que as abelhas estão morrendo a uma velocidade sem precedentes. Os pequenos insetos estão sofrendo devido a diversas doenças, ácaros ectoparasitas, mudanças climáticas, pesticidas e fragmentação de habitats.

O cenário vem preocupando diversos pesquisadores, principalmente biólogos e agricultores, pois o declínio dos insetos voadores afeta diretamente a biodiversidade e a produção global de alimentos. As abelhas são uma parte vital do ecossistema – são elas que mantêm nossas plantas polinizadas.

sustentável 03
Só para ilustrar: o artista Michael Candy desenvolveu um método inovador de polinização artificial (Crédito: Sarah Werkmeister)

Com a missão de salvar a população de abelhas em todo o mundo, o artista Michael Candy desenvolveu o Synthetic Pollenizer, um método inovador de polinização artificial. O sistema usa flores robóticas impressas em 3D para atrair os insetos. Além disso, conclui a fecundação das plantas com eficiência e segurança.

Synthetic Pollenizer é equipado com pólen, néctar, pétalas impressas em 3D e um estame sintético. A estrutura é conectada a uma rede complexa de motores e tubos, que empurram uma solução de néctar artificial até a superfície das flores para, então, convidar as abelhas e iniciar o processo de fecundação.

4. Balas biodegradáveis

É inegável o quanto as guerras são ruins para a humanidade. Mas, além dos problemas gerados por elas, há uma questão prejudicial ao meio ambiente: as balas usadas durantes os conflitos. As balas podem lixiviar metais tóxicos no solo, matando plantas, prejudicando animais e se acumulando em comunidades próximas.

Para minimizar a questão, o Exército dos Estados Unidos planeja começar a usar balas biodegradáveis. Fabricadas a partir de materiais compostos, as balas biodegradáveis agiriam da mesma forma que as balas reais. Em resumo, poderiam ser disparadas com os armas tradicionais, sem lesar o meio ambiente.

sustentável 04
Em síntese, o Exército dos EUA planeja começar a usar balas biodegradáveis (Crédito: Shutterstock)

Um detalhe curioso é que alguns modelos de balas biodegradáveis estão sendo projetados com uma tecnologia chamada hibernating seeds. Essas “sementes hibernantes” teriam por objetivo criar raízes no solo meses depois de inutilizadas. Assim, germinariam plantas e contribuiriam com ecossistemas terrestres.

5. Legos feitos de materiais biodegradáveis

O plástico, principalmente aquele usado em brinquedos infantis, vem prejudicando muito o meio ambiente. Esses materiais orgânicos são capazes de permanecer em aterros sanitários durante séculos ou mesmo sobreviver nos oceanos por milhares anos, lesando o ecossistema e dizimando os animais marinhos.

Sabendo de sua contribuição com o problema – na condição de produtora de bilhões de blocos de plástico coloridos todos os anos –, a empresa LEGO lançou uma nova linha feita inteiramente de materiais biodegradáveis. Os novos produtos são “tecnicamente idênticos” à versão tradicional, exceto que prejudicarão menos o planeta.

sustentável 05
Em resumo, a LEGO lançou uma nova linha feita inteiramente de materiais biodegradáveis (Crédito: LEGO)

Os brinquedos são feitos a partir de um processo que transforma a cana-de-açúcar em um plástico vegetal. O composto é macio ao toque e ecologicamente correto. Além disso, é flexível o suficiente para que tanto crianças quanto pais não notem qualquer diferença na qualidade ou aparência.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress