Em parceria com o Fórum Empresarial do Acre, Suframa lança a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento

Em parceria com o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) lançou na manhã desta quarta-feira, 5, a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento. O evento acontece entre os dias 12 e 13 em Rio Branco e tem, dentre os objetivos, disseminar os benefícios da Lei de Informática da Amazônia, aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) e detalhar os incentivos fiscais disponíveis para o Acre, administrados pela Suframa.

O lançamento foi feito na Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), parceira da iniciativa. Além da FIEAC e do Fórum, a Jornada conta com a parceria ainda do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e da Prefeitura de Rio Branco.

O público-alvo são empresários, comerciantes, representantes de entidades governamentais, estudantes e profissionais liberais de áreas diversas, como administração, contabilidade e economia. As inscrições estão abertas no link: https://doity.com.br/jornadaintegracaoriobranco/inscricao.

“O primeiro dia do evento vai ser mais voltado aos benefícios da Lei de Informática, tanto para quem é vocacionado a fazer startup, empreendedor, pesquisador ou acadêmico. O segundo dia será mais voltado à questão dos benefícios fiscais que a Suframa já tem, que nossos empresários já conhecem mais esses incentivos. Mas, é uma ampliação que o superintendente da Suframa quer fazer sobre a Amazonas Ocidental”, explicou o coordenador regional da Suframa, Jéfferson Barroso.

Durante o evento, o coordenador apresentou a programação da Jornada, que terá a participação do superintendente João Bosco Saraiva. “A expectativa é de que o superintendente mostre a perspectiva da Suframa para o ano, considerando que no Acre vai se encerrar esse desenvolvimento da maratona. Então, assim, grande parte dos recursos da Suframa estão centralizados com as empresas, mas tem que se mostrar o mecanismo de acesso, então, a lei está aí para isso e a Suframa vai fazer esse papel. A expectativa é de incentivo ao desenvolvimento da Jornada”.

A coordenadora Tíssia Veloso destacou que o Fórum, juntamente com a FIEAC, esteve em Manaus no início de maio para uma reunião com o superintendente João Bosco Saraiva buscando a tratativa de projetos para o fomento da inovação no Acre. A expectativa é de seguir com essas tratativas durante a estadia do superintendente no Acre.

“Esperamos dar continuidade nessas tratativas para que a gente consiga estruturar um grande projeto buscando a formatação de laboratórios de informática, modernização de equipamentos e outras possibilidades que tragam inovação para nosso estado. As inovações que a gente busca atuam de forma transversal e a gente trabalha muito isso na Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação, no sentido de pautar a inovação do ecossistema de Rio Branco e não só pensando em inovação direcionada para startup, como a gente, às vezes, pensa”.

Evento contou com a participação de diversas autoridades

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal Mesquita, explicou que o Governo do Acre, juntamente com as diversas instituições, tem feito esforço de melhorar o ambiente de negócios do Acre. Ele ressaltou a região tem uma série de incentivos, inclusive incentivos fiscais e que trazer esse conhecimento com o setor empresarial, o setor produtivo, o setor acadêmico, com os profissionais liberais, é importante para poder exatamente mostrar que o Acre tem um grande potencial de atração de investimentos e geração de novos negócios.

“Durante a jornada vamos promover exatamente esses ciclos de conhecimentos, de palestras e orientações de como os empresários e empreendedores podem acessar esses grandes incentivos para poder exatamente usufruir. Percebemos o setor empresarial questionando a carga tributária, empresários que não conhecem ainda esse pacote de incentivos. Então, esse evento é uma oportunidade de esclarecer e dar oportunidade para aquele empreendedor que ainda não está usufruindo de algum incentivo disponível aqui no nosso estado”.

Lei de Informática

Uma dos temas que será debatido na Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento será a Lei de Informática, que dá incentivos fiscais a indústrias que estão instaladas no polo industrial de Manaus que fabricam computadores, celulares, tablets e outros bens informática. A lei condiciona o investimento em 5% em atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação para fazer jus aos incentivos fiscais que as empresas usufruem no polo industrial de Manaus.

O coordenador de articulação tecnológico da Suframa, Ygor Thomé, explicou que os investimentos que são aplicados pelas empresas se estendem para toda a Amazônia Ocidental, não se concentram apenas na cidade de Manaus e podem, inclusive, vir para o Acre. “Não só na cidade do Rio Branco, mas como todo o estado do Acre também. E a gente vai falar de como acessar esses recursos e trazer alguns parceiros nossos, alguns brasileiros, que coordenam uma parte desses recursos que são os programas prioritários. Eles vão estar aqui e vão falar também dos seus portfólios de projetos e como acessar essa plataforma com eles”, afirmou.

Estiveram presentes ainda no evento o superintendente do Banco da Amazônia, Edson Souza, o chefe geral da Embrapa Acre, Bruno Pena, o secretário adjunto da Receita Estadual, Clóvis Gomes, do presidente do Sindicato das Empresas de ar-condicionado e Refrigeração do Estado do Acre (Sinear), Antônio Carlos, do coordenador de articulação tecnológico da Suframa, Ygor Thomé, Rosa Nakamura e Jorge Freitas, do Sebrae/AC, o chefe de Departamento da instituição da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Dixon Gomes, além de representantes do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas do Estado do Acre (Setacre), do Instituto Federal do Acre (Ifac), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), dentre outras instituições e órgãos.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress