Os membros do Grupo de Trabalho de Piscicultura realizaram a 2ª reunião do ano para falar sobre o desenvolvimento das ações planejadas. Representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Floresta do Acre (Idaf), da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), do Sebrae/AC e produtores rurais redefiniram algumas pautas planejadas inicialmente e montaram um novo planejamento.
A reunião ocorreu na Federação das Indústrias do Acre (Fieac). A coordenadora Rina Suarez disse que foram ouvidas todas as instituições e concluído que era necessário retirar do planejamento algumas demandas.
“O foco da atuação será sempre à parte ambiental fundiária e a de manejo. Com a retirada das pautas, a expectativa é consolidar as ações que devem ser trabalhadas e fazer um novo planejamento”.
Cada instituição e órgão se comprometeu a trabalhar com uma demanda e dar andamento nas ações.
- O Idaf irá trabalhar na cartilha de produção do Selo da Colônia e fazer uma temporada de palestras com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC) também para o Selo da Colônia;
- A equipe da Seagri segue com o trabalho de maquinário para construção do tanque na Rodovia Transacreana e demais regiões do Baixo Acre;
- O Iteracre iniciou a regularização de propriedades e tem no planejamento a titularização de terras em 2025;
- O Incra tem priorizado a regularização de novos assentamentos;
- Imac segue com a revisão das condicionantes do licenciamento ambiental da piscicultura;
- Sebrae/AC se comprometeu a dar continuidade nas ações de consultoria e mercado, Central de Negócios.