Grupo de Trabalho de Grãos incentiva produtores a fazerem cadastro das lavouras de soja exigido para controle de praga

Coordenador Josimar Batista agradeceu a presença e parceria da instituições

Os membros do Grupo de Trabalho de Grãos participaram, nesta quinta-feira, 14, de uma apresenta com a equipe do Idaf sobre o cadastro de unidades de soja no estado. O cadastro é importante para criação de medidas fitossanitárias de prevenção e controle da ferrugem asiática da soja no estado. Participaram do encontro representantes da Cageacre, Seagro, Banco do Brasil, Anac, Ufac, Seagri e Sebrae/AC.

O Idaf apresentou o sistema de cadastro das lavouras de soja. O cadastro de áreas será obrigatório para o produtor para atender os normativos da lei federal de monitoramento da ferrugem asiática, principal praga que ataca os plantios.

O cadastro faz parte das ações estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), instituído pela portaria Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Quero salientar os produtores da importância do cadastro junto ao Idaf para que a gente possa, a partir de então, avaliar a expansão da cultura, gerar políticas dentro do estado e aproximar as demais instituições para que possam, juntamente com a Conab e o IBGE, desenhar o panorama de cultura de soja”.

A reunião desta quinta foi a última do ano. O coordenador do GT, Josimar Batista, agradeceu a parceria das instituições ao longo de 2024.”Quero agradecer os parceiros e entidades que compõem nosso GT, a Câmara Técnica de Agronegócio, coordenada pelo Judson Valentim, e ao Fórum com as pautas que levantamos para que as ações cheguem até os produtores com informações técnicas para desenvolvimento do setor”.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress