Membros da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação se reúnem para debater planejamento estratégico para 2024

Discutir o Planejamento Estratégico de 2024 e a convergência do Plano Plurianual de 2024 do Sebrae/AC. Essas foram as pautas debatidas na 5ª reunião da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação do Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação do Acre, nesta quarta-feira, 27. O encontro ocorreu no Sebrae com a presença de representantes da Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Seict), Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia (Basa), Suframa, Universidade Federal do Acre (Ufac), Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Aquiri Valley, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Senai, Instituto Federal do Acre (Ifac) e do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnologia (Ieptec).

Na oportunidade, a economista e consultora do Sebrae/AC, Danuza Lemos, apresentou uma oficina sobre o processo do planejamento e de como está a coleta de dados e de informações para a elaboração do material. O suplente da Câmara Técnica, Jorge Freitas, mediou a reunião.

“Fizemos a coleta de informações do que é necessário para que a gente possa desenvolver esse ambiente de novos negócios, pensando nesse ambiente como politica publica, marcos regulatórios, como é o trabalho do ponto de vista do empreendedor do setor produtivo, pensando no ponto de vista da instituições de ensino superior, o ponto de vista da comunidade e como a gente junta todas as informações para desenvolver o ecossistema local de inovação. Quando falo de ecossistema local de inovação, não estou falando apenas da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação, falo de todas as Camarás Técnicas, de um todo”, explicou Jorge Freitas.

O suplente também falou sobre a participação do Fórum na elaboração na construção e execução das ações levantadas. “A atuação dele tem que ser não somente do ponto de vista do levantamento de ações, mas também no ajudar na execução dessas ações, porque todos os atores aqui têm o seu papel, então assim, o Fórum deve ser o grande guarda-chuva de tudo isso, para a execução dessas ações e também da cobrança com relação a execução dessas ações para que a gente possa ter um setor produtivo e inovador aqui no Estado do Acre”, destacou.

Economista e consultora do Sebrae/AC, Danuza Lemos, falou sobre o processo de levantamento de dados no planejamento estratégico 2024

Oficina de Planejamento Estratégico

A economista Danuza Lemos disse que o processo de planejamento começou há cerca de três meses com oficinais em formato de ouvidorias públicas ouvindo os agentes não apenas de Rio Branco, mas de outras cidades do Estado envolvendo instituições como a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Federação da Agropecuária e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Governo Estadual, Prefeituras. Representantes dos moradores também são ouvidos para saber as necessidades a serem inseridas no PPA 2024.

“O sistema Sebrae/AC, como um todo, vem atuando de uma forma diferente nesse planejamento estratégico para os próximos anos, se referenciado em 2024, a partir de 2024. Então, fazer um planejamento sem falar de inovação e tecnologia sem a presença da Câmara Técnica e do Fórum não existem. Esse momento foi muito rico exatamente para trazer as demandas que são necessárias serem incluídas nesse planejamento para que, de fato, o ecossistema de inovação e tecnologia do Acre se desenvolva da forma certa, e que leve o nosso Estado para outro patamar, para além do agronegócio, economias agroindustriais, agroextrativistas, mas também de inovação e tecnologia que nosso Acre também tem muita coisa boa para mostrar”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress