O Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação do Acre passa a ter dois novos membros em seu Conselho Consultivo. A Junta Comercial do Acre (Juceac) e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC) firmaram parceria para a elaboração e colaboração em atividades para o setor produtivo.
O Fórum é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que apoia e fortalece as iniciativas do setor público e privado. Articula diferentes setores da sociedade com intuito de debater e alinhar, coletivamente, informações sociais, econômicas e ambientais. O Conselho Consultivo era composto por integrantes do Conselho Deliberativo e complementado por outras dezesseis instituições, órgãos e entidades atuantes no estado acreano.
Com a junção da Juceac e a OCB/AC, o total de membros do Conselho Consultivo chega a 18. O presidente do Fórum, José Adriano, falou sobre a importância da participação dos novos parceiros para os planejamentos e ações do Fórum. “A Junta Comercial e a OCB, assim como toda sociedade, lideranças da sociedade organizada e instituições que tenham interesse de discutir o desenvolvimento do estado, têm condições de interagir com o Fórum. Porém, enquanto essas representações, são diretamente responsáveis por atividades que colaboram com o setor produtivo. O Fórum é um ambiente que concilia todas essas informações e as trata de maneira a provocar o Poder Público para estimular o investimento estratégico”.
O Fórum e a Juceac firmaram parceria para disponibilização de dados e informações para o levantamento de estudos e pesquisas no início do ano. No dia 12 de janeiro foi realizada a assinatura do termo de cooperação técnica entre o presidente José Adriano, a presidente da Juceac, Nayara Honorato, a coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, e o procurador jurídico da autarquia, Cristopher Mariano.
A Juceac é o órgão responsável por registrar e dar validade para toda atividade relacionada às empresas e sociedades empresariais por meio do contrato social registrado. O acordo visa a liberação de dados estatísticos da Juceac de empresas cadastradas em seu sistema para o Fórum desenvolver políticas de desenvolvimento, pesquisas e em tomadas de decisões referente ao setor comercial.
“Com a Junta Comercial, estamos de olho em informações sobre o crescimento do setor produtivo. Em função da Junta Comercial ser uma espécie de cartório com registro de abertura e fechamento de empresas, conta com uma inteligência de dados que podem ser explorados para orientação das inúmeras discussões das câmaras técnicas do Fórum”, destacou José Adriano.
Sobre a parceria com a OCB/AC, o presidente explicou que, como organização que orienta e defende o associativismo, o Fórum precisa, neste momento, fazer uso da parceria para dar condições de melhoria na performance de alguns empreendedores, sobretudo, porque no Acre ainda tem muitos empreendedores sem orientação de gestão.
“A OCB entra em uma condição que organiza as ideias, trabalha o pensamento empresarial no formato associativo, tem uma contribuição importante para o desenvolvimento na medida que representa um número muito grande de CNPJs dessas organizações, haja vista que foi a inovação do sistema financeiro que a OCB participou ativamente no incremento das cooperativas de crédito”