Representantes do Sebrae/AC, do Banco da Amazônia, da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagro), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Embrapa, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) se reuniram nesta terça-feira, 12, para definir o planejamento para 2024. O encontro foi mediado por Rina Suarez, que substituiu o coordenador Rômulo Eugênio.
Durante a reunião, foram discutidas ações que ficaram pendentes ano passado e precisar ser concluídos este ano. Para 2024, o grupo de trabalho visa a organização das seguintes ações:
- Ampliar os canais de comercialização
- Realizar missões /visitas técnicas
- Expoacre 2024
- Curso de Qualidade de Café
“A reunião foi muito produtiva porque a gente pôde fazer análise dos dados que foram realizados em 2023 e demos o encaminhamento das ações que ficaram pendentes em 2023 para 2024. Então, foi avaliado e entraram novas iniciativas para a gente desenvolver a partir do trabalho feito com cooperativas e associações”, destacou Rina Suarez.
Já para a próxima reunião, os membros do grupo de cada órgão e instituições vão apresentar o que cada representante vai fazer para o cumprimento do planejamento.
“Então, como sugestão de pauta para a próxima reunião ficou exatamente isso, que seria a apresentação das ações que cada instituição vai fazer. Mas assim, o nosso encontro, no primeiro encontro foi fantástico porque a gente conseguiu alinhar tudo que foi feito, veio o resultado do trabalho de 2023. E o que a gente está pretendendo realizar em 2024, complementando o que ficou pendente de 2023”.