Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Agrotins apresenta tecnologias sobre produção de ovinos

EMBRAPA – 25/05/2020

A edição de 2020 da Agrotins, que será realizada de forma virtual entre 27 e 29 de maio, apresentará soluções tecnológicas da Embrapa sobre sistemas de produção de ovinos de corte. As tecnologias podem ser acessadas a partir da vitrine digital na página especial que a Embrapa criou para o evento (https://www.embrapa.br/agrotins-2020/solucoes-tecnologicas/producao-animal/), que também trará palestras online sobre diversas temáticas relacionadas à pesquisa agropecuária.

Em destaque, estarão soluções tecnológicas referentes a sistemas de produção para ovinos de corte, uma das demandas mais levantadas por produtores rurais. A gestão da propriedade na ovinocultura será tema de palestra do pesquisador Klinger Magalhães, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), que poderá ser acessada no dia 27, a partir das 11 horas, no site oficial da Agrotins (https://agrotins.to.gov.br/) .

De acordo com Klinger, a gestão se mostra fundamental em um contexto em que a cadeia da ovinocultura tem buscado se organizar frente ao crescimento da atividade e à expansão do mercado consumidor. Para isso, ele destaca que a produção de ovinos deve buscar instrumentos, práticas e processos gerenciais.

“Isso inclui o levantamento de informações essenciais de dentro e fora da porteira que definirão o desempenho da atividade. Uma das fontes essenciais de informações para a gestão é o acompanhamento dos custos de produção, onde se consegue identificar dados importantes de problemas a serem solucionados, juntamente com os indicadores zootécnicos”, ressalta Klinger.

Segundo o pesquisador, ainda é um desafios a incorporação desse acompanhamento dos custos e indicadores na rotina da propriedade. Como forma de facilitar esta gestão, a Embrapa desenvolveu o aplicativo CIM Custos, uma das soluções tecnológicas que serão apresentadas na vitrine digital da Agrotins. Outras soluções tecnológicas aplicáveis à produção de ovinos de corte que estarão à disposição na vitrine serão: Terminação de Cordeiros em Confinamento, Descarte Orientado de Caprinos e Ovinos, o aplicativo CIM Rebanho e Planilha de Gestão de Custos de Produção para Caprinos e Ovinos.

“São soluções tecnológicas com aplicação ampla para qualquer região produtora de ovinos de corte”, frisa Cícero Lucena, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos. De acordo com ele, há potencial aplicação para polos como a região do Matopiba – área que envolve parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – ou o Centro-Oeste brasileiro. A Agrotins terá a participação de 22 unidades da Embrapa, de todas as regiões do país.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress