Observatório do Desenvolvimento

Notícias

AGTECH ITALIANA PROMOVE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL

AFEVOLUTION – 17/12/2019

Uma parceria entre a startup italiana Agronica e a consultoria brasileira Gregori vai implementar no Brasil uma plataforma com base em big data para fomentar práticas mais sustentáveis e eficientes no campo.

A ferramenta de agricultura de precisão permite, entre outras, a redução no uso de água e fertilizantes em 20% e defensivos em até 15%. Com isso, será possível produzir diversas culturas, como arroz rotacionado com milho e trigo, frutas e legumes, de forma mais eficaz.

O mercado para este tipo de solução no país é enorme. Segundo estimativas, menos de 20% dos produtores brasileiros empregam agricultura de precisão de maneira consolidada.

A tecnologia prevê o fornecimento de “soluções integradas” por meio de plataformas para a gestão de diferentes culturas, a partir da coleta e gestão de dados meteorológicos e de previsão, mapas de campo e sensores de solo, de acordo com as necessidades dos agricultores.

A internacionalização da solução tem o apoio da Cluster AgriFood, iniciativa europeia que reúne empresas e institutos de pesquisa da Emilia-Romagna com o objetivo de multiplicar a inovação por com uma abordagem colaborativa.

A parceria também tem apoio do programa Low Carbon Business Action in Brazil, financiado pela União Europeia. A iniciativa aproxima pequenas e médias empresas do Brasil e da Europa para criação de soluções em economia de baixo carbono.

“Temos fomentado o intercâmbio entre empresas europeias e brasileiras para adaptar soluções inovadoras e de sucesso ao mercado brasileiro. O Brasil tem potencial enorme para se beneficiar de tecnologias que agreguem mais inteligência e eficiência ao trabalho dos produtores, sejam eles pequenos ou grandes”, explica Mercedes Blázquez, líder do Low Carbon Brazil.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress