Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Água é um dos temas centrais do século 21

Por Camilo Rocha – Nexo Jornal – 07/04/2018


No dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água. Em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, aconteceu o Fórum Mundial da Água. O Nexo aproveitou as datas para tratar de alguns dos aspectos relevantes deste assunto, em cinco conteúdos (quatro expressos e um gráfico).

Entre as grandes preocupações do século 21, a água ocupa papel de destaque. Maior consumo humano das fontes de água doce, crescentes danos ambientais e mudanças climáticas aparecem como fatores que contribuem para elevar as chances de insegurança hídrica em diversas áreas do planeta.

Além disso, a qualidade da água se torna cada vez mais degradada em muitas áreas, por problemas como poluição e saneamento inadequado. Com isso, os custos de tratamento da água aumentam e os riscos à saúde pública são potencializados. Mesmo quando há água potável disponível em quantidades suficientes, ela não está à disposição de todos por fatores econômicos que limitam o acesso.

A série se iniciou expondo algumas das opções para que cidades se preparem melhor no enfrentamento das crises hídricas. A estratégia é depender menos do clima, e investir em iniciativas como a dessalinização e o reúso da água já presente no sistema. Entretanto, no Brasil, a falta de debate e de legislação ainda atrapalham algumas destas saídas.

Na semana seguinte, foram abordados estudos que explicam os possíveis efeitos do desmatamento no abastecimento de água. Um destes é o célebre “O futuro climático da Amazônia”, do cientista Antônio Nobre, publicado em 2014. Aspectos como a frequência de chuvas e a diminuição do volume de água em lençóis freáticos podem ser potencializados pela redução da cobertura verde.

Depois, a equipe de gráficos do Nexo compilou dados sobre acesso à água, dependência de outros países, capacidade de renovação de recursos hídricos e utilização por diferentes setores para vários países, em seis peças visuais com mapas e dados.

A terceira reportagem abordou a crescente atuação de empresas privadas na gestão de água e esgoto no país. Na mesma semana, o presidente Michel Temer havia defendido parcerias com o setor privado para avançar com o acesso ao saneamento básico no país. Especialistas ouvidos pelo Nexo, entretanto, alertaram para a necessidade de regulação e controle da atuação das empresas.

No último texto da série, elencamos três propostas para enfrentar os problemas hídricos globais. Documentos propõem gerenciamento de ecossistemas e governança internacional como saídas para os grandes desafios hídricos do século 21.

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/series/2018/04/07/%C3%81gua-%C3%A9-um-dos-temas-centrais-do-s%C3%A9culo-21

© 2017 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress