Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Ambientes inovadores são realidade em universidades do país

Por CLICSTUDIO para PUCRS – 02/04/2018

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, a educação integral é uma tendência cada vez mais forte entre as universidades, que estão desenvolvendo ações capazes de tornar mais completa a experiência dos seus alunos. Nesse sentido, estabelecer ambientes de incentivo à inovação, ao empreendedorismo e à tecnologia são as iniciativas mais estimuladas entre as instituições de ensino.

Na PUCRS, por exemplo, esses espaços são utilizados para transmitir lições voltadas à formação humana, fortalecendo ideias como criatividade, ciência e meio ambiente. Entre as iniciativas da Universidade destacam-se os trabalhos do Tecnopuc, do Tecna, do Tecnopuc Crialab e do laboratório Idear.

Considerado um dos principais ecossistemas de inovação do país, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, Tecnopuc, demonstra a consistência do trabalho da instituição na área. O local abriga 6,5 mil profissionais em mais de 130 empresas, entre startups e companhias consolidadas da informação, indústria criativa e energia. Conforme indica Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, a ideia é estimular a inovação e a interação entre empresas e Universidade, o que também favorece os alunos, que encontram uma série de oportunidades para integrar empresas conectadas com as tendências atuais.

Para operacionalizar a visão empreendedora dos estudantes, a comunidade universitária conta ainda com o Tecnopuc Startups. A iniciativa apoia projetos de negócio, dando suporte em assessorias e infraestrutura, transformando-os em empreendimentos competitivos e prontos para atuarem no mercado.

Laboratórios de empreendedorismo miram o ensino interdisciplinar

O Tecnopuc Crialab, como adianta o nome, funciona como um laboratório de criatividade e serviços para as empresas instaladas no Parque. As equipes de trabalho são formadas por alunos, professores e pesquisadores da Universidade.

Trabalho semelhante faz o Idear. O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS é recente, foi inaugurado em agosto de 2016, mas já realiza projetos importantes junto aos alunos. Nele, estão dispostas salas de aulas e recursos pedagógicos lúdicos como jogos, materiais de prototipagem, impressora 3D, blocos de montagem, entre outros. O objetivo é integrar estudantes de diferentes áreas do conhecimento, conectando o ensino do empreendedorismo de forma interdisciplinar e auxiliando na formação do aluno como agente transformador dentro da sociedade.

–Desenvolvemos competências empreendedoras a partir da busca por soluções necessárias no “mundo real”. Um aluno de Medicina, por exemplo, com um paciente diabético, pode projetar um produto ou um aplicativo para facilitar a aplicação de insulina –exemplifica.

Além de disponibilizar o espaço para professores de diferentes cursos de graduação, o Idear está por trás do Torneio Empreendedor e também abriga as aulas da disciplina eletiva Projeto Desafios: Inovação e Impacto Social.

–O Torneio oferece desafios temáticos aos estudantes para que busquem soluções inovadoras e criativas. O projeto “vencedor” tem a oportunidade de ser incubado no Tecnopuc para desenvolver uma startup. Já o Projeto Desafios é uma disciplina eletiva disponível para todos os alunos de graduação da PUCRS com o objetivo de incentivar a atitude empreendedora por meio de novas dinâmicas de sala de aula – detalha Naira.

Produções audiovisuais também ganham espaço

A inovação na indústria audiovisual também está em foco. Localizado nas dependências do Tecnopuc, em Viamão, o Centro Tecnológico Audiovisual da PUCRS, Tecna, conta com  infraestrutura nova e completa voltada à produção, com um estúdio de filmagem de 300m² com controle de ruído de alta performance e uma estrutura versátil com 12 grids modulares. O espaço não recebe apenas alunos do curso de cinema, mas aposta na cultura colaborativa, visando o aumento da profissionalização e da qualificação dos conteúdos digitais criativos, além de incentivar novos negócios.

Valorização da educação integral

Essa formação com atitude mais empreendedora e humanística é reflexo do compromisso da Universidade a partir do movimento de transformação PUCRS 360°, que tem como um dos eixos a educação integral. Os futuros profissionais serão preparados para atuar frente à diversidade e incerteza de um contexto em que a noção de emprego, trabalho e carreira vem sendo completamente reconfigurada.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress