O Fórum Empresarial do Acre publica a última parte do 2ª Boletim de Conjuntura Econômica elaborada por doutores em economia da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape). Neste capítulo, os especialistas ouviram empresários de cinco ramos e segmentos diferentes sobre as estratégias utilizadas durante pandemia de Covid-19 que ajudaram a manter o funcionamento em plena crise.
Em 2019, o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo Coronavírus. Para evitar a proliferação do vírus, os principais segmentos, comércios, indústrias, eventos e serviços não essenciais tiveram que reduzir ou parar as atividades. As pessoas foram orientadas a não sair de casa e evitar contato com familiares, amigos, conhecidos e outras pessoas. O isolamento social, associação aos cuidados com a higienização, uso de máscara, entre outras recomendações, foram adotadas como medidas para evitar a contaminação. No Brasil, os primeiros casos foram registrados no início de 2020, sendo no Acre os primeiros três casos confirmados em março do mesmo ano.
Na época, o governador do Acre, Gladson Cameli, seguiu as orientações das autoridades mundiais e também suspendeu os serviços não essenciais no estado, determinou o uso de máscaras, distanciamento social, isolamento, entre outras orientações.
Essa suspensão das atividades comerciais causou o fechamento de diversas empresas no mundo. E no Acre não foi diferente.
Os doutores em economia da Fundape conversaram com microempresários e empreendedores para saber as estratégias de inovação utilizadas que ajudaram a manter as portas abertas e o funcionamento. Para isso, os pesquisadores ouviram empresários dos ramos de capacitação profissional, clínica veterinária, clínica de acupuntura, loja de joias e de informática.
Esses microempresários e empreendedores apontaram ainda quais pontos tiveram mais dificuldades, o faturamento dos valores, as mudanças feitas, entre outros pontos. “A crise trazida pela pandemia fechou muitos de nossos negócios e empreendimento. Nesta edição, trazemos um estudo sobre as principais estratégias adotadas por cinco empresas, de cinco diferentes áreas e segmentos que relataram as formas de atuação e de inovação que propuseram para melhorias em suas receitas e conseguiram sobreviver em meio à crise”, destaca o professor Elyson Ferreira.