Câmara Técnica de Comércio e Exterior se reúne para debater tratativas com o Governo Federal sobre os desafios da exportação no Acre

Na manhã desta sexta-feira, 7, representantes da Câmara Técnica de Comércio e Exterior do Fórum Empresarial do Acre se reuniram na Assembleia Legislativa (Aleac) para discutir medidas e ações que podem melhorar a exportação para o Peru e a Bolívia pelo Corredor Interoceânico.

A pauta do encontro incluiu ainda as tratativas com o Governo Federal sobre a falta de um fiscal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para agilizar a liberação das mercadorias na alfândega e também o alinhamento da agenda de fortalecimento do corredor interoceânico em Porto Velho, em Rondônia, na próxima segunda-feira, 10, com 19 deputados.

Participaram do encontro a coordenadora do Fórum Empresarial do Acre, Tíssia Veloso, o secretário de Ciência, Indústria e Tecnologia (Seict), o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, e representantes da Federal das Indústrias do Acre (Fieac), da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sebrae no Acre, Agência de Negócios do Estado (Anac), da Associação Comercial do Acre (Acisa) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O secretário Assurbanipal Mesquita falou sobre a reunião que representantes do Estado tiveram com o ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no dia 4 de julho em Brasília. Na oportunidade, a equipe acreana entregou para o ministro o relatório da visita técnica feita nas alfândegas de Assis Brasil e Epitaciolândia, cidades acreanas que fazem fronteira com a Bolívia e o Peru.

“Ele sinalizou que vai nos ajudar com uma força-tarefa para melhorar a prestação de serviços. Ele também sinalizou a colaboração do ministério para credenciar um laboratório de alimentos. Então, essas duas conquistas nos deixam otimistas”.

Ainda segundo o secretário, o ministro Carlos Fávaro se comprometeu ampliar a fiscalização do Mapa no Estado e, dessa forma, agilizar a exportação.

“Com a autoridade da Câmara Técnica, elencamos a integração regional Brasil/Peru/Bolívia, o fortalecimento do corredor interoceânico e a melhoria da cultura empresarial com capacitação profissional para comércio exterior no setor empresarial. Tivemos uma receptividade muito boa, sentimos uma intenção do ministro de contribuir e solucionar, ele sinalizou que vai fazer o concurso”.

O gestor disse também que a reunião ajudou a nivelar toda a Câmara Técnica e organizar as agendas que estão acontecendo, inclusive a Expoacre, a vinda do ministro de Agricultura e Pecuária prevista para ocorrer em agosto deste ano. “Aproveitamos para falar da Expoacre, que a Câmara Técnica vai realizar um seminário trinacional em parceria com as instituições dos três países e esperamos a participação dos governadores de Madre de Deus, do Acre e governador de Pando”, concluiu.

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, celebrou a parceria que a assembleia firmou com a Câmara Técnica de Comércio e Exterior e destacou que o momento agora é de união do Estado, instituições e dos parlamentares para melhorar a exportação no Acre. “A Assembleia Legislativa, por meio de todos os parlamentares, está fazendo o trabalho de união, porque quando trabalha em união o Estado, as instituições, os poderes, as coisas funcionam”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress