Os membros da Câmara Técnica de Comércio Exterior se reuniram nesta sexta-feira, 23, na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) para debater a consolidação das pautas estratégicas do corredor interoceânico, a formação dos comitês Acre-Ucaya e Rota Bioceânica, Expoalimentaria e a Expoacre 2024, que será realizada entre 31 de agosto a 8 de setembro.
Participaram representantes do Sebrae, da ApexBrasil, Agência Nacional de Negócios (Anac), do Conselho Estadual de Turismo (CET) e da Zona de Processamento de Exportação (AZPE).
O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e coordenador da CT, Assurbanípal Mesquita, destacou que foi discutida ainda a projeção de rendimentos do comércio exterior para este ano. “A previsão nos indica que vai superar os US$ 80 milhões de dólares este ano, demonstrando que o desempenho do setor empresarial acreano no ponto de vista do comércio exterior está avançando bastante e vamos ter um resultado muito satisfatório”.
Sobre a Expoacre, o secretário disse que a feira agropecuária do Acre terá um espaço internacional com a presença de autoridades peruanas e bolivianas para debates e discussões importantes sobre a parceria entre os países. Ele destacou que a presença das autoridades é fruto do trabalho de integração dos países vizinhos e do corredor interoceânico.
“Também registramos a parceria com algumas instituições, falando da atividade de promoção de negócios na Feira Expoalimentaria, que é a maior feira de alimentos da América Latina e o Estado do Acre promoverá um stand de promoção de negócios e a parceria das federações, do Sebrae que está promovendo a ida de 20 empresários para participar desse evento”.
O consulto Vander Nicácio também participou da reunião e fez uma apresentação sobre desafios e problemas que podem ser trabalhados pela Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação para facilitar e melhorar a atuação do comércio exterior este ano. “A câmara teve um bom desempenho hoje e encerrou-se as pautas na plenitude do seu tempo de execução”.