A Câmara Técnica de Construção Civil, do Fórum Empresarial do Acre realizou a 3ª reunião do ano nessa terça-feira, 11, para discutir os principais desafios e oportunidades do setor. Dentre as pautas debatidas estava a atualização da tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).
A Tabela é uma base pública criada pela Caixa Econômica e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela mostra preços de materiais, mão de obra e equipamentos usados na construção civil.
Também indica custos de serviços, servindo como padrão para fazer orçamentos de obras públicas e privadas.
Com representantes do setor produtivo, o encontro ocorreu na Federação das Indústrias do Acre (Fieac). Além da Tabela Sinapi, os membros da câmara técnica debateram as seguintes pautas:
· Crescimento Imobiliário no estado;
· Estudo da composição do BDI local;
· Capacitações Senai
O coordenador da câmara técnica, Carlos Afonso, ressaltou a importância da atualização da base de dados da construção civil.
“Precisamos melhorar alguns itens que não contém a realidade das obras. Falamos do [Programa] Minha Casa e Minha Vida que é um programa fundamental para nosso estado para distribuir renda e gerar empregos. Também falamos do crescimento imobiliário, que é um setor que está impulsionando demais a constituição civil, e do Projeto Piloto de treinamento e capacitação dos nossos colaboradores em um canteiro de obras nas nossas empresas, em que o Senai vai entrar com instrutor e material didático”.
O encontro reforça o compromisso do Fórum em fortalecer o setor da construção civil, estimulando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no estado.