Os membros da Câmara Técnica de Construção Civil se reuniram nessa terça-feira, 13, para debater pautas e ações para o desenvolvimento do setor. Estiveram presentes na reunião representantes da Suframa, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon), da Associação dos Municípios do Acre (Amac), do presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Areia, Argila e Laterita do Estado do Acre (Sindmineral), João Paulo Pereira, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Acre (Crea-AC), além de empresários.
Empresário do setor da construção civil, o presidente José Adriano participou do início da reunião destacando a construção de casas populares pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). O Fórum Empresarial do Acre publicou, entre maio e julho deste ano, dois estudos econômicos referentes ao impacto do programa federal sobre a economia acreana e a geração de empregos no estado.
O programa foi retomado Brasil em fevereiro de 2023 e virou lei em julho do mesmo ano. Na nova fase, o projeto visa aprimorar a localização dos empreendimentos habitacionais, assegurando uma proximidade com o comércio, equipamentos públicos e transporte coletivo. No Acre, há previsão para execução, entre 2024 e 2025, o valor de aproximadamente R$ 390 milhões com a construção de 2,4 mil unidades habitacionais.
José Adriano destacou a importância da participação das empresas acreanas na construção das unidades habitacionais no estado, além das dificuldades de encontrar profissionais capacitados para contratação.
“O desafio da câmara técnica e do Sinduscon trabalhar, no próximo ano, para que a gente tenha um fracionamento das unidades habitacionais para ter mais empresas trabalhando. Trouxe alguns problemas para serem discutidos na câmara técnica, nosso coordenador começa a individualizar essas situações para a gente ter soluções”, explicou.
- Assinatura dos contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV);
- Cursos de capacitação para mão de obra;
- Estudo setorial tipologias de habitação;
- Capacitação na metodologia BIM (building information modeling)/modelagem da informação da construção;
- Workshop de levantamento de desafios tecnológicos da Construção Civil.
A reunião foi mediada pelo coordenador Carlos Afonso, também presidente do Sinduscon. “Foi uma reunião muito promissora e discutirmos as contratações das empresas no Programa Minha Casa, Minha Vida, os cursos de capacitação para mão de obra deste programa, o estudo setorial da tipologia de habitação que será construída, dentre outras pautas importantes. Já ficou marcada uma reunião para a próxima terça-feira, 20, com a Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação para iniciar os processos de diálogos e interação entre os membros”.