Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Centro Esportivo na Tailândia é inteiramente feito em bambu

Bamboo Sports Hall

Por Ciclo Vivo – 21/08/2018

A Panyaden International School está situada na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia. Sua filosofia é ensinar valores humanos baseados no amor à natureza e princípios educacionais budistas, juntamente com um currículo britânico internacionalmente competitivo. Como o clima é bastante quente e úmido, foi necessário construir uma arena esportiva protegida. Assim, o Salão de Esportes da Escola Internacional Panyaden foi concebido.

Fiel aos seus princípios, toda a escola foi construída apenas com materiais naturais para aproximar as crianças da natureza e mostrar-lhes que estes materiais possuem qualidade e eficiência maiores que os materiais de construção comuns, pois mantêm os ambientes frescos e agradáveis. Além disso, foi possível reduzir a pegada de carbono em 90% em comparação com as técnicas padrão de construção.

O Bamboo Sports Hall foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Chiangmai Life Architect e combina design orgânico moderno, engenharia do século XXI e um material natural – o bambu. O projeto foi baseado na flor de lótus e usa ensinamentos budistas para infundir valores em seu currículo acadêmico.

O salão ocupa uma área de 782 m² e tem capacidade para 300 alunos. O edifício integra-se suavemente com os prédios antigos de barro e de bambu da escola Panyaden, bem como com a paisagem montanhosa natural da área.

O Centro Esportivo abriga quadras de futsal, basquete, vôlei e badminton, além de um palco que pode ser levantado de forma automática. O pano de fundo do palco é a parede de um depósito para equipamentos esportivos e de teatro. Em ambos os lados, as varandas oferecem espaço para que os pais e outros visitantes observem eventos esportivos ou shows.

O design e material permitem um clima fresco e agradável durante todo o ano através de ventilação natural e isolamento térmico. Ao mesmo tempo, a estrutura de bambu exposta é uma festa para os olhos e uma exposição de artesanato magistral.

O projeto estrutural inovador é baseado em treliças de bambu pré-fabricadas recentemente desenvolvidas, com uma extensão de mais de 17 metros sem reforços ou conexões de aço. Estas treliças foram pré-construídas no local e levantadas em posição com a ajuda de um guindaste. A obra suporta ventos de alta velocidade e terremotos.

Construção Carbono Zero

A pegada de carbono do Salão de Esportes de Panyaden é zero. O bambu usou carbono absorvido em uma extensão muito maior do que o carbono emitido durante o tratamento, transporte e construção.

O bambu foi bem selecionado para a idade e tratado com sal de bórax. Nenhuma substância química tóxica estava envolvida no processo de tratamento. Espera-se que a expectativa de vida do salão de bambu seja de pelo menos 50 anos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress