Com consultoria do DEL Turismo, Xapuri retoma plano de turismo sustentável quase um ano após adesão da iniciativa

Reinauguração da casa Chico Mendes está dentre a lista de pontos turísticos trabalhados do DEL Turismo
Reinauguração da casa Chico Mendes está dentre a lista de pontos turísticos trabalhados do DEL Turismo. Foto: Heric Pine

Trabalhando o turismo sustentável em Xapuri desde janeiro deste ano, o Programa DEL Turismo encerra o primeiro ano de ações e projetos no município no próximo dia 13 de dezembro. A apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido será feita após a reinauguração da Casa Chico Mendes, um dos patrimônios históricos mais importantes do Acre.

Além da abertura do imóvel, foi inaugurado também o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o Memorial do Seringueiro. E o DEL Turismo tem sua participação nesta conquista realizando consultorias juntos à prefeitura da cidade. O evento tem a participação do presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, familiares do ambientalista, a vice-governador do Acre, Mailza Assis, o prefeito Bira Vasconcelos, a equipe do DEL Turismo na cidade, entre outras autoridades.

O imóvel foi um dos atingidos pela cheia histórica do Rio Acre em 205. Após a enchente, a Casa Chico Mendes foi fechada para revitalização, chegando a ser reaberta em 2017 e fechando novamente em 2018.

Conforme o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a reforma custou cerca de R$ 92 mil. A Casa Chico Mendes foi tombada como patrimônio histórico em outubro de 2011.

Antes da adesão do programa, a gestão municipal tinha dificuldades em colocar em prática os projetos e planejamentos para incentivar o turismo sustentável no município. O consultor do programa e turismólogo Estácio Guimarães se reuniu mensalmente com as equipes da Câmara Técnicas de Turismo e Sustentabilidade e de Cultura, que compõem o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Durante esses encontros, de forma remota ou presencial, as equipes discutiram os potenciais turísticos, eventos populares, festas religiosas e manifestações culturais que poderiam ser trabalhados para destacar o turismo local.

Ao longo de quase um ano, a equipe do DEL Turismo criou o mapa estratégico de Xapuri, elaborou cursos de capacitação da cadeia produtiva do turismo, revisou o plano diretor, criou a marca turística, mapeou os pontos turísticos que precisavam ser reabertos, fez a sinalização dos pontos turísticos e trabalho junto à comunidade a sensibilização.

Equipe do DEL Turismo na cidade participou da abertura do Centro de Atendimento ao Turista e do Memorial do Seringueiro. Foto: Heric Pine

“Com a reabertura da Casa Chico Mendes, o setor vai trazer uma nova dinâmica do turismo para a região. Chico Mendes é visto como um dos grandes salvadores da floresta amazônica, então, como o turismo que se desenvolve na área é ligado à floresta, uma nova dinâmica vai se desenvolver agora na região. A casa do Chico se torna atração para o Alto Acre”, explicou o turismólogo Estácio Guimarães.

O prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, destacou a importância do Fórum Empresarial do Acre nesta retomada do turismo sustentável por meio das consultorias e no levantamento dos trabalhos. “Começamos pela casa do Chico Mendes, o próximo, se Deus quiser, será a Casa Branca, onde se iniciou a Revolução Acreana. Então, Xapuri ter muitos pontos e fatos históricos e pretendemos explorar cada um deles”, contou.

Também com as consultorias do DEL Turismo, a prefeitura planeja ações para expandir e atrair mais turistas para a Festa de São Sebastião, evento religioso que ocorre no dia 20 de janeiro. “A casa do Chico Mendes, a Festa de São Sebastião e a Revolução Acreana fazem de Xapuri uma cidade turística com visitação frequente. No dia 20 de janeiro, a população dobra, são nove dias de festa religiosa. Faz parte de um plano de retomada do turismo em Xapuri pós pandemia”, complementou.

Casa onde ambientalista Chico Mendes é considerado patrimônio histórico do Acre. Foto: Heric Pine

Para o gestor, a reinauguração da casa de Chico Mendes não representa apenas a retomada do turismo, mas também representa a busca dos ideais do ambientalista. “Algumas gerações que já estavam esquecendo de tudo, com toda mudança que estamos enfrentando no meio ambiente, a retomada da casa de Chico Mendes representa reavivar as ideias dele”,

A agente de articulação do município, Ronaira Bastos, destacou que a adesão do programa tornou possível a montagem de um plano de ação para o desenvolvimento da reabertura do imóvel histórico como para outros espaços que planejam abrir. “Fazemos a sensibilização da comunidade, a organização do nosso Conselho de Turismo, então, o trabalho do DEL Turismo foi de extrema importância para que a gente tivesse conhecimento desses espaços e fazer o turismo sustentável em nosso município”, disse.

 

 

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress