Os membros do Conselho Consultivo do Fórum Empresarial do Acre se reuniram para discutir pautas importantes para a iniciativa em 2024 nesta sexta-feira, 15. O presidente do Fórum, José Adriano, iniciou a reunião cumprimentando e agradecendo a presença de todos, em seguida passou à discussão dos assuntos constantes da pauta.
Além dos três presidentes das federações que compõem o Fórum, José Adriano, Leandro Domingos e Assuero Veronez, estiveram presentes a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, representante da Caixa Econômica, do Banco do Brasil, Sebrae/AC, Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), Suframa, Federacre, Instituto Federal do Acre (Ifac), Junta Comercial do Acre (Juceac), Associação dos Municípios do Acre (Amac), Ministério da Agricultura (Mapa), o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, e os coordenadores das Câmaras Técnicas de Agronegócio, Hudson Valentim, Construção Civil, Carlos Afonso, Tecnologia e Inovação, Kleber Campos, e de Turismo, João Bosco Nunes.
A primeira pauta abordou o andamento geral das ações do Fórum, incluindo o orçamento de 2023, contemplando as despesas do ano, juntamente com o orçamento pactuado. Em sequência, foi apresentada a previsão de despesas para 2024, incluindo uma proposta de orçamento que contempla uma modificação no rateio entre as federações.
A coordenadora Tíssia Veloso fez uma apresentação sobre as ações do Programa DEL Turismo, evidenciando resultados e ações alcançadas em cada município. Foi exposta também a receita prevista em relação ao programa, acompanhada das despesas médias mensais, incluindo pendências de pagamento com alguns municípios em atraso.
A terceira pauta tratou do ad-referendum sobre as mudanças ocorridas na tabela de diárias, sendo aprovado para conversão em resolução. O último assunto tratado na reunião foi o planejamento e validação das ações estratégicas para 2024, que não teve a validação do planejamento concluído. A validação e finalização deve ser feita na primeira reunião do Conselho Deliberativo de 2024, programada para ocorrer no início de fevereiro.