Conselho Consultivo do Fórum Empresarial do Acre se reúne com secretários do Governo sobre as expectativas do setor produtivo

Membros do Conselho Consultivo do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre se reuniram na terça-feira, 3, para uma apresentação de expectativas do setor produtivo à equipe do Governo Estadual para elaboração do Plano Plurianual 2024/2027 e do Projeto de Lei Orçamentária 2024.

O encontro foi mediado pelo presidente do Fórum, José Adriano, e teve a participação de representantes da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), o presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Acre, João Paulo Pereira, representantes da Universidade Federal do Acre (UFAC), do Banco da Amazônia, da Suframa, do Banco do Brasil, Sebrae/AC, Embrapa, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre), do Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon) e o secretário de Estado de Planejamento (Seplan), coronel Ricardo Brandão, do secretário de Estado de Governo (Segov), Alysson Bestene, do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), José Amarísio, o secretário de Obras Públicas (Seop), Ítalo Lopes, o secretário adjunto de Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Edvan Azevedo, e a secretária adjunta da Seplan, Kelly Lacerda.

Secretários Assurbanipal Mesquita, coronel Ricardo Brandão, secretária adjunta Kelly Lacerda e o secretário José Amarísio participaram da reunião

Na oportunidade, a secretária-adjunta da Seplan, Kelly Lacerda, fez uma apresentação do caderno de prioridades para indicação de emendas da bancada federal e os gastos de cada setor previstos para 2024. O levantamento foi feito para o Projeto da Lei Orçamentária (Ploa) para o próximo ano.

O presidente do Fórum, José Adriano, celebrou o encontro com os secretários e destacou a importância da oportunidade do Governo ouvir o setor privado e ficar atento as necessidades e demandas de cada categoria. O presidente também falou sobre as dificuldades enfrentadas no ano de 2023 e os ajustes que precisam ser feitos para trazer melhorias para os empresários e o setor privado.

“Precisamos ser muito criterioso para fazer as coisas acontecerem e é imprescindível que o governo tenha a humildade de conciliar essa preocupação com a gente e ouvir o setor privado para reposicionar alguma demanda que não esteja dentro da possibilidade do Estado, mas na medida que faz o diálogo fazer o convencimento de que o momento pode não ser agora, mas está dentro do radar dele”.

Secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, respondeu algumas perguntas dos empresários sobre o planejamento orçamentário do Governo para 2024.

Durante a reunião, a equipe de Governo apresentou os recursos que devem ser investidos nas seguintes áreas com dados levantados junto as câmaras técnicas do Fórum:

  • Infraestrutura – Construção Civil
  • Turismo e Empreendedorismo
  • Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Agronegócio

Os secretários responderam ainda perguntas e tiraram dúvidas dos representantes dos sindicatos que estavam presentes na reunião. “Foi um encontro muito proveitoso, é importante o setor privado estar a pá das intenções do governo em termo de orçamento. Podemos captar o ponto de vista do setor produtivo na reunião, percebemos uma sensação de esperança e um otimismo para o ano que vem. Todo Estado, empresa, organização e orçamento precisam ter um planejamento, uma seriedade na sua execução porque dinheiro não aceita desaforo”, finalizou José Adriano.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress