O presidente do Fórum Empresarial do Acre e da Federação das Indústrias (Fieac), José Adriano, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faeac), Assuero Veronez, o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Leandro Domingos, o suplente Marcos Lameira e a coordenadora Tíssia Veloso, membros do Conselho Deliberativo do Fórum, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 3, para falar sobre as necessidades e expectativas do setor produtivo no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa).
O projeto disciplina, por exemplo, as receitas e despesas no exercício financeiro de 2024, refletindo a situação atual do Estado e priorizando a transparência das contas públicas. Uma vez aprovada pelo Poder Legislativo, a Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada mediante planejamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA).
No dia 3 de outubro, a equipe do Governo Estadual apresentou o Ploa ao setor produtivo durante uma reunião do Conselho Consultivo do Fórum. O encontro com os Secretários de Estado foi importante para o governo ouvir as necessidades do setor privado.
Os membros analisaram ainda o caderno técnico 2024 de propostas de emenda da bancada federal acreana, elaborado mediante apresentação feita pelo Fórum Empresarial do Acre em Brasília, no Distrito Federal, durante vista aos parlamentares no dia 17 de outubro.
“Realizamos um debate de como conduzir essa visita, por meio da Secretaria de Planejamento do Estado [Seplan], junto aos parlamentares em razão das diferenças entre as necessidades levantadas pelo setor produtivo para o estado com as que a Seplan definiu e elencou para o próximo ano. A atuação do Fórum é essencial para permanecer representando o setor produtivo”, explicou o José Adriano.
O empresário destacou ainda que a atuação do Fórum é uma forma de o setor produtivo conseguir melhorar o diálogo com os parlamentares e também buscar atender as demandas essenciais para o desenvolvimento do Acre nos próximos anos.