Entre os dias 22 e 26 deste mês, a coordenadora do Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação do Acre, Tíssia Veloso, participou do Planejamento Estratégico do DEL Turismo, em Urubici, Santa Catarina. Durante os cinco dias, coordenadores da iniciativa do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina participaram de debates, visita técnica para análise de boas práticas, assistiram palestras e definiram metas para impulsionar os municípios a um futuro mais sustentável no turismo.
O consultor regional e turismólogo, Estácio Guimarães, também esteve no encontro.
O Programa Del Turismo tem por objetivo desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia da região e melhora a qualidade de vida dos munícipes. No Acre, o programa foi implantado em 2022, no município de Epitaciolândia, no interior do estado. Em janeiro de 2023, aconteceu a adesão dos municípios de Xapuri e Assis Brasil, também no interior do estado. Já em julho do ano passado, a capital Rio Branco se tornou a primeira do país a trabalhar com a iniciativa.
A coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, destacou a importância do planejamento anual organizado pelo Instituto DEL, que reúne superintendência, diretorias técnicas e coordenadores regionais. Para ela, o encontro direciona o trabalho desenvolvido em cada estado, que os coordenadores já tenham definido as etapas e o cronograma de acordo com a metodologia que devem ser executados.
“Conseguimos trocar experiências e identificar quais os gargalos enfrentados por quem está à frente, compartilhar soluções que a gente conseguiu implementar em problemas similares. É possível também verificar como está o andamento do conselho municipal, das câmaras técnicas e, às vezes, implementar projetos similares ou diferentes conforme a gente verifique a pertinência ou especificidade do Acre”.
Além disso, Tíssia frisa que cada município e articulador apresenta o que está andamento e, com isso, é possível vislumbrar projetos que possam ser desenvolvidos no Acre, muitas vezes contando com a parceria de outras Instituições.
“Especialmente na captação de outros projetos que não necessariamente estejam vinculados ao DEL, mas que perpassam por esse tema da sustentabilidade, do turismo e do desenvolvimento econômico local, que é o que buscamos: desenvolver os municípios por meio do DEL e de outras ferramentas que gente possa implementar buscando a melhoria e o bem-estar da população”.