Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Cuidar melhor do solo pode desacelerar o aquecimento global

Por Veja  – 02/09/2018

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Berkeley publicada no dia 29 se debruçou sobre formas simples de desacelerar o aquecimento global enquanto se cuida do solo.

Os profissionais descobriram que existem técnicas que, se aplicadas globalmente, podem capturar carbono da atmosfera e transferi-lo ao solo em quantidades significativas o suficiente para contribuir com uma diminuição do aquecimento global. Alguns exemplos são plantar cultivos de cobertura (cultura que protege a terra da erosão e da dissolução de seus nutrientes), otimizar o pasto e semear legumes em áreas de pastagem. Além disso, essas estratégias são consideradas low-tech, isto é, não dependem só de grandes produtores para serem instituídas.

O trabalho concluiu também que, quando somadas a uma redução das emissões de carbono, essas práticas têm o potencial de reduzir as temperaturas globais em 0,26 graus Celsius até 2100.

De acordo com os cientistas, a principal mensagem que se deve levar desse estudo é o fato de que essa diminuição do aquecimento global é, sim, alcançável por meio de um melhor manejo do solo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress