DEL Turismo: Fórum Empresarial do Acre e Prefeitura de Rio Branco apresentam diagnóstico do turismo local

O Fórum Empresarial do Acre e a Prefeitura de Rio Branco apresentaram, nesta segunda-feira, 25, a Análise Situacional do Turismo local, que consiste em uma avaliação de como é desenvolvido o turismo local sob a percepção do Poder Público, entidades empresariais e a sociedade civil organizada. Foram entrevistadas 90 pessoas entre 21 e 25 de agosto sobre os investimentos necessários para melhorar o turismo local, os atrativos turísticos, as dificuldades, segurança, entre outros temas importantes para o desenvolvimento da iniciativa.

A apresentação ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) com a presença de representantes da cadeia turística, o vereador Samir Bestene, Sirlânia Venturin da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), representante da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), entre outras autoridades.

A Análise Situacional faz parte da segunda fase do Programa DEL Turismo. Com objetivo de desenvolver o turismo local por meio de estratégias sustentáveis, a iniciativa foi lançada em Rio Branco no dia 23 de agosto. Rio Branco é a primeira capital do país a trabalhar com o programa.

A coordenadora do Fórum Empresarial do Acre, Tíssia Veloso, destacou a importância do programa na capital acreana.

“O DEL Turismo busca o desenvolvimento econômico sustentável por meio do setor de turismo. Para isso, a gente trabalha com todo trade turístico, as entidades governamentais, a iniciativa privada, os conselhos, as associações, todo mundo buscando o desenvolvimento do município através do turismo. O diagnóstico advém das entrevistas realizadas e estamos apresentando o que a população ver do turismo, o que precisa melhorar, quais os desafios, as perspectivas, o que precisamos melhorar e isso vai traçar nosso trabalho para que a gente construa, junto com o Conselho Municipal de Turismo, o mapa estratégico de turismo de Rio Branco”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, coronel Ezequiel Bino, disse que as informações levantadas na análise ajudará a entender o atual cenário do turismo da capital acreana. A partir daqui, com todos que fazem parte da trade turístico, a partir da posse dessas informações, a gente começa a trabalhar, ver aquilo que a gente precisa melhorar, potencializar aquilo que já é bom. Enfim, traçar um caminho muito bom para o turismo local”.

Análise situacional 

O levantamento dos dados mostrou que a estrutura do turismo de Rio Branco está em desenvolvimento. Os principais pontos que podem ser trabalhados para esse desenvolvimento é a história da borracha, os valores culturais, o turismo religioso e etnoturismo. “Pós-pandemia o turismo tem se projetado de forma muito positiva, espaços que tiveram que ser fechados em virtude da pandemia eles estão sendo reabertos, muitos deles estão sendo revistos e reconfigurados, e é claro e nítido quanto isso tem sido bom para a população rio-branquense e assim também como o turista que tem chegado no município”, explicou o consultor do DEL Turismo e turismólogo, Estácio Guimarães.

O consultor destacou que a população se mostrou otimista sobre a iniciativa de desenvolver o turismo local de forma sustentável. “Nós tivemos um mapeamento, um retrato de como se encontra o turismo no município de Rio Branco e, com isso, conseguimos pensar em pressupostos e como vamos trabalhar ou desenvolver o mapa estratégico do município junto ao Concelho Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Turismo”, concluiu.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress