Observatório do Desenvolvimento

Notícias

DESENVOLVER PARA CRESCER: A VOZ DO FÓRUM NAS ONDAS DO RÁDIO

 

Desenvolver para crescer: A voz do Fórum nas ondas do rádio

*Por José Adriano

 

Uma das preocupações do Fórum de Inovação e Desenvolvimento do Acre era alcançar a população do estado, tornando-lhe conhecidas as propostas, os projetos e as rotas em busca do desenvolvimento e, assim, trazê-la para dentro da instituição como importante colaboradora nesta trajetória. Com isto em mente, para reforçar todo o trabalho de divulgação que já vem sendo desempenhado nas redes sociais e a abertura sempre amigável que a imprensa local nos concede, conquistamos mais um poderoso aliado para esta causa: o rádio.

Com a imprescindível parceria do Governo do Estado, que é um dos membros da instituição, no dia 5 de março, estreamos, simultaneamente nas rádios Aldeia FM  e Difusora Acreana, o programa “Desenvolver para crescer”, em formato ao vivo, semanal (todas as sextas-feiras) e com uma hora de duração (das 13h às 14h). Neste primeiro contato com o grande público, apresentamos o Fórum, nossos objetivos, como foi instituído, introduzimos algumas pautas das rotas de desenvolvimento, e já pudemos sentir a boa receptividade dos ouvintes. Isto não nos deixou dúvidas de que esta forma de comunicação é um grande acerto.

Mesmo com todo o avanço tecnológico e a força das redes sociais, que vêm como um tsunami sobre todo o mundo, as ondas do rádio não perderam o seu poder e importância. Pelo contrário, esse veículo continua firme sendo considerado um dos mais democráticos por sua facilidade de acesso – o próprio aparelho em casa, no carro, no celular e até mesmo na internet. É possível ouvi-lo enquanto executamos as mais variadas tarefas. De acordo com um estudo elaborado pelo Kantar Ibope, 83% dos entrevistados consideram as notícias veiculadas pelo rádio positivas por serem de fácil compreensão. Também 74% consideram confiáveis as informações repassadas por meio dele.

O rádio ainda tem uma singularidade que o torna mais especial: ele consegue se fazer compreender pelos mais diversos públicos e incentivar o diálogo. Logo, através da “Voz das Selvas”, como é conhecida a nossa Rádio Difusora AM, e da jovem Aldeia FM, seguimos em busca de convocar aqueles que estão nos locais mais recônditos do Acre para participar deste grande movimento em direção ao desenvolvimento sustentável e justo para todos. Mais do que falar, queremos ouvir, anotar sugestões, receber propostas, críticas, dúvidas e buscar informações para saná-las.

Também intentamos tornar mais acessíveis e comuns informações e expressões usadas largamente na economia, desmistificando esta área cheia de terminologias complicadas, preparando o público para um diálogo cada vez mais profundo e sólido. Para esta tarefa, contamos com a ajuda de uma das maiores comunicadoras do estado, a radialista Eliane Sinhasique, que também tem contribuído para o fortalecimento da economia local atuando como secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo. Portanto, alguém extremamente gabaritado para promover debates de altíssimo nível, como já se comprovou no programa de estreia.

Assim, por todos os motivos citados acima – e muitos outros que não couberam neste limitado espaço, convidamos você para também surfar nas ondas do rádio e da proposta de desenvolvimento que o Fórum vem lutando para que invada todo o território acreano. Participe. Contribua. Sintonize com a gente!

*José Adriano é presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Acre e da Federação das Indústrias do Estado do Acre

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress