Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Embrapa e Inta fortalecem parceria na pesquisa agropecuária entre Brasil e Argentina

EMBRAPA – 13/02/2020

O presidente em exercício da Embrapa, Cleber Soares, se reuniu segunda-feira (10) com dirigentes do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), instituição de pesquisa da Argentina, uma das mais tradicionais parceiras da Embrapa. Na pauta do encontro, a retomada de projetos que poderão ser desenvolvidos em cooperação e o intercâmbio de conhecimentos em áreas de interesse para o país.

Estiveram presentes, além da presidente e do diretor nacional do Inta, Susana Mirassou e Carlos Parera, representantes da Embaixada da Argentina no Brasil, o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Bruno Brasil, e a gerente de Relações Estratégicas Internacionais da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire), Eliana Covolan.

“Atualmente, temos um Memorando de Entendimento vigente até outubro e por isso o objetivo agora é trabalhar em novos temas para fortalecer e ampliar ações estratégicas para o Brasil e para a Argentina”, disse Cleber Soares. Entre as principais áreas de interesse em comum, estão biotecnologia, agricultura digital, aquacultura (pesca e aquicultura), sistemas integrados de produção e apoio a tecnologias relacionadas à pequena agricultura. “Também há uma preocupação em incrementar a segurança alimentar em benefício de parte da população argentina, com garantia de emprego e renda para os produtores”, destacou. O diretor Guy de Capdeville foi indicado como o responsável por coordenar e discutir a seleção de temas para a próxima rodada de conversas.

Na manhã do dia 11, Susana Mirassou visitou a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.  . A agrônoma argentina é a primeira mulher a ocupar a presidência do Inta, tornando-se a pioneira à frente de uma entidade chave ao agronegócio do país. Com Mirassou também estiveram  pesquisadores e técnicos do Inta e do  Serviço Nacional  de Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasa). A delegação contou com a presença do ministro conselheiro  e o adido Agrícola,  Javier Dufourquet e Cristian Rondân, respectivamente.

Por parte da Senada, agência do governo argentino encarregada da vigilância, regulamentação e certificação de produtos de origem animal e vegetal e a prevenção, erradicação e controle de doenças e pragas, estiveram o presidente da entidade, Carlos Alberto Paz, o diretor nacional de Proteção Vegetal, de Informação Estratégica Fitossanitária, Pablo Cortese, bem como Ximena Melón da diretoria de Saúde Animal, Comércio Exterior Animal, e o coordenador de Relações Internacionais, Miguel Donatelli.

O grupo foi recebido pelo pesquisador Juliano Gomes Pádua, curador da Coleção de Base – Cobase, do Banco Genético, que apresentou o trabalho de preservação de recursos genéticos vegetal, animal e de micro-organismos. Em seguida, acompanhados pelo pesquisador José Francisco Montenegro Valls conheceram a coleção de arachis, forrageira da família do amendoim.

À tarde, o grupo seguiu para a Embrapa Hortaliças, onde conheceram as pesquisas desenvolvidas na Unidade e identificar temas e áreas que possam ser trabalhados em cooperação. Eles foram recebidos pelo chefe-geral, Warley do Nascimento, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Henrique Carvalho, e o pesquisador Ítalo Guedes.  Acompanhados pela gerente de Relações Internacionais Eliana Covolan, os dirigentes das duas instituições indicaram as culturas de alho, morango e pulses como potencialmente interessantes para pesquisas em conjunto. Ao final, os visitantes conheceram um experimento de pimentão em cultivo protegido.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress