Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Embrapa lança edital de inovação aberta em aquicultura e sistemas agrícolas

EMBRAPA – 13/05/2020

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) lançou um edital com chamada para recebimento de propostas de inovação aberta por parte de empresas ou representantes do setor produtivo. As áreas contempladas são piscicultura e sistemas agrícolas integrados para o Matopiba (nova fronteira agrícola que abrange os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). As propostas deverão ser enviadas até o dia 30 de maio para este link. No próximo dia 18, haverá um webinar para esclarecimento de dúvidas dos participantes acerca da proposta do edital.

Segundo Hellen Kato, pesquisadora do setor de Transferência de Tecnologia, o objetivo do edital é concentrar esforços para incentivar parcerias com o setor produtivo interessado em desenvolver tecnologias em conjunto com a Embrapa. “A ideia é que os produtores vejam que estamos de portas abertas. Para isso vamos disponibilizar mão de obra, recursos financeiros e infraestrutura para trabalhar em conjunto com o produtor para o desenvolvimento de tecnologias que possam impactar positivamente tanto a pesca e aquicultura, quanto os sistemas integrados na região do Matopiba”, detalha ela.

Hellen Kato destaca que esse modelo de inovação aberta é diferente da contratação de serviços da Embrapa para o desenvolvimento de uma tecnologia. “Não estamos falando de se contratar a Embrapa para a produção de uma nova tecnologia por encomenda. O trabalho é sempre feito conjuntamente”, afirma. “Muitas vezes o parceiro tem um produto, uma tecnologia inacabada, que talvez precise de um suporte laboratorial, a expertise de um pesquisador… então o desenvolvimento é conjunto – Embrapa e parceiro trabalhando para colocar no mercado uma solução tecnológica”, ressalta.

Na área de aquicultura, alguns dos temas contemplados no edital são sistemas de produção aquícola sustentáveis; nutrição e alimentação de espécies aquícolas; melhoramento genético e seleção genômica na aquicultura; reprodução de peixes nativos de água doce; tecnologias para redução ou eliminação de contaminantes no pescado, entre outros. Para sistemas agrícolas integrados no Matopiba, o edital prevê o desenvolvimento de soluções nas áreas de risco climático na agricultura; conservação, manejo e uso de recursos hídricos; eficiência do uso da água na agropecuária; sistemas integrados de produção (ILP, ILPF); recuperação de áreas degradadas, entre outros temas.

A Embrapa Pesca e Aquicultura realizará a seleção das propostas por meio de um Comitê de Seleção, de acordo com o potencial de alcance, relevância, impacto da inovação proposta e recursos disponíveis para a modalidade de parceria. Os proponentes selecionados serão comunicados até 10 de junho e convidados a entrar em contato com a Embrapa Pesca e Aquicultura para construção de parceria técnico-científica no formato de projetos de inovação aberta.

A iniciativa vai ao encontro dos esforços que a Embrapa vem realizando, nos últimos anos, de trabalhar cada vez mais alinhada com o setor produtivo. A empresa possui inclusive a página Ecossistema de Inovação, que divulga as ações que a instituição está realizando em inovação aberta. São iniciativas que vão desde a viabilização de frentes de apoio e financiamentos até fomento de startups, atuação em parques tecnológicos e outros ambientes de inovação, entre outros.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress