Encontro foi liderado pela FIEAC, em parceria com a prefeitura do município, e reuniu diversas instituições
O que fazer para desenvolver Xapuri? Qual o seu olhar para o futuro do município? O que fazer para a cidade ser mais atrativa para os empreendedores? Essas foram algumas das indagações elencadas durante o Encontro de Empreendedores e Lideranças de Xapuri, realizado na última sexta-feira, 6, no auditório da escola Anthero Soares, no centro da cidade que é conhecida mundialmente como a ‘Terra de Chico Mendes’.
O evento, liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), em parceria com a prefeitura de Xapuri, com apoio de diversas instituições, faz parte do programa Arco do Desenvolvimento e do Projeto Inovador (iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI).
A proposta do encontro foi ouvir representantes do setor industrial do município, lideranças políticas e comunitárias, empresários e a sociedade em geral sobre os principais gargalos e problemas que impedem o crescimento dos diferentes segmentos de Xapuri. Na ocasião, os presentes também puderam sugerir o que poderia ser feito para solucionar esses percalços.
Além de diretores e executivos da FIEAC, estiveram no encontro representantes do Sebrae, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Acisa, Federacre, Fecomércio, Sedens, Associação Comercial de Xapuri, empresários do setor industrial do Estado, o deputado estadual Antônio Pedro, o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, entre outras autoridades.
O debate levantou problemas e propostas sobre temas como o ordenamento territorial, burocracia, estradas e ramais, comunicações e Internet, incentivos fiscais, produção, turismo, serviços, necessidades de qualificação profissional, entre outros. Também foi realizado um painel para discutir as possíveis vocações e tendências de setores para o desenvolvimento de Xapuri.
O presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, destacou a importância de entender as dificuldades que o município atravessa e levar todas essas demandas às autoridades constituídas para tentar solucioná-las. “Isso vai desde a discussão da infraestrutura, passa pela economia, segurança energética, entre outras áreas. Tudo isso contribui para construção de um documento que queremos no próximo ano entregar aos candidatos e mostrar nossas preocupações em termos de desenvolvimento. Esperamos levar até essas lideranças uma proposta que integre todas as necessidades em um grande projeto para o Estado”, detalhou.
O prefeito Bira Vasconcelos garantiu que está empenhado para buscar melhorias para Xapuri desde o primeiro dia de seu mandato. “Precisamos nos juntar, pois não há solução mágica. Existem saídas, perspectivas, mas tudo isso exige muita mobilização e empenho de todos nós. Essa grande discussão, liderada pela Federação das Indústrias, é um passo importante para buscarmos dias melhores para o nosso município”, frisou o gestor.
João Cardoso, presidente da Associação Comercial de Xapuri, considerou o debate extremamente proveitoso e se disse confiante de que muitos problemas discutidos poderão ser solucionados.
“Foi um momento ímpar, de olharmos para o futuro. Buscamos verificar o que podemos fazer nesse momento de grave crise e qual papel da Associação Comercial, da FIEAC e das instituições que hoje estão conectadas. Debatemos e criamos propostas que apontam as prioridades emergenciais do município. Fiquei muito feliz por tudo que construímos nesse encontro. Acredito que, quando Estado e instituições têm boa vontade, as coisas acontecem. Tenho convicção de que teremos soluções para vários problemas aqui colocados”, assinalou Cardoso.