Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Ford cria “máquina de venda” para carros na China

Por Canal Tech – 31/03/2018


Imagine comprar um carro numa máquina como as vending machines de refrigerantes ou tabaco. Pois bem, agora é possível – com uma máquina muito maior, obviamente.

A fabricante norte-americana Ford anunciou a criação de uma vending machine de automóveis, que permite ao consumidor escolher um modelo de entre os disponíveis e agendar em tempo real um test-drive num processo totalmente digital, com o uso de uma simples app.

Em parceria com a Alibaba, a Ford lançou em Cantão, na China, o Super Test Drive, uma gigantesca máquina que permite aos consumidores fazer um teste de condução ao seu próximo carro de forma totalmente automatizada.

O utilizador escolhe o carro que gostaria de testar utilizando as apps Taobao ou Tmall Mobile, ambas marcas da Alibaba, gigante chinês de retalho online. É preciso fazer um registo online, que envolve uma leitura facial.

A seguir, o utilizador vai ao edifício que simula a máquina de venda automática, faz o seu check-in com reconhecimento facial e levanta o carro. Após o teste, se desejar, o cliente pode deslocar-se imediatamente a um distribuidor para realizar a compra.

Ao todo, há dez modelos disponíveis Ford para teste, incluindo o Mondeo e Taurus, os utilitários desportivos Kuga, Edge e Everest, além de veículos importados como o Explorer e o Mustang.

Para usar o Super Test Drive, basta escolher um modelo e o período do test-drive, enviar as informações pessoais e uma fotografia do rosto, pagar uma taxa e uma caução – e a reserva online está feita.

A acção é a primeira criada a partir da parceria da Ford e da joint-venture Changan Ford com o Alibaba Group. Segundo a marca, a parceria faz parte da estratégia da Ford de trabalhar com empresas líderes de tecnologia para criar novas experiências nas áreas de mobilidade inteligente, Internet dos Veículos, marketing digital e inteligência artificial.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress