O Fórum Empresarial do Acre e a Prefeitura de Rio Branco fecharam parceria para implementação do Programa DEL Turismo na capital acreana. A iniciativa chega para trabalhar, junto com os articuladores, o desenvolvimento do turismo sustentável na capital e dar visibilidade às ações e projetos sociais. Com a implementação, o município de Rio Branco se torna a primeira capital do Brasil a trabalhar com o DEL Turismo.
“É de extrema importância que a gente possa trazer para Rio Branco o desenvolvimento do turismo sustentável. Esse turismo sustentável segue uma cronologia que o Programa DEL Turismo proporciona que é, justamente, trabalhar com stakeholders e, junto a eles, buscar a melhor forma estruturada e sustentável no município”, destacou o turismólogo e consultor da iniciativa no Acre, Estácio Guimarães.
Na manhã desta sexta-feira, a equipe do Fórum Empresarial do Acre apresentou de forma detalhada os planejamentos do programa para a equipe de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) de Rio Branco. O secretário Ezequiel Bino, que responde pela pasta, recebeu a coordenadora Tíssia Veloso e o consultor Estácio Guimarães na SDTI.
O Fórum Empresarial do Acre e a SDTI iniciaram as tratativas de implementação do programa na capital acreana em maio deste ano. Desde então, os representantes da iniciativa e da municipalidade se reuniram para alinhar e definir o plano de trabalho e montar a equipe de articuladores.
O secretário Ezequiel Bino descreveu a adesão do programa como de extrema importância para a história da política de turismo de Rio Branco. “Esperamos que com essa parceria a gente tire a Lei Complementar nº 63, que instituiu a política municipal de turismo, do papel. Queremos com isso, realmente, ter avanços na área do turismo porque o Acre e Rio Branco têm um potencial muito grande. Rio Branco ser a primeira capital do país a ter o programa, você ver a seriedade que o prefeito Tião Bocalom leva a sério a questão do turismo. É um investimento que ele autorizou o município a fazer para Rio Branco ter efetivamente uma política concreta de turismo”.
Além do secretário e a equipe do Fórum, participaram do encontro o diretor de Turismo da SDTI, Gabriel Ribeiro, o turismólogo Gleisson Xavier, a assessora técnica da SDTI e pesquisadora de geoglifos, Raquel Frota, Gilmar Teixeira e Gilson Tagina do Centro de Atendimento ao Cliente da Rodoviária Internacional de Rio Branco, Isac Camilo e Andreia Mendonça da administração de turismo da SDTI.
Sobre o programa
O Programa Del Turismo tem por objetivo desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia da região e melhora a qualidade de vida dos munícipes. No Acre, o programa foi implantado em 2022, no município de Epitaciolândia, no interior do estado. Em janeiro de 2023, aconteceu a adesão dos municípios de Xapuri e Assis Brasil, também no interior do estado.
A partir deste mês, a capital Rio Branco também passa a ter a consultoria do DEL Turismo.
O programa se desenvolve em sete etapas:
- Sensibilização
- Análise e Adequação da Legislação municipal
- Análise Situacional
- Institucionalização e Planejamento
- Formulação da Política Municipal de Turismo
- Gestão do Turismo
- Pit Stop