O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e a Prefeitura de Rio Branco entregaram nesta quarta-feira, 3, a Certificação Good Travel Seal ao Parque Ambiental Chico Mendes, o primeiro da Região Norte a receber o selo de sustentabilidade.
A certificação faz parte da Fundação Holandesa Green Destinations, que promove destinos e negócios para viajantes responsáveis. É concedida a empresas ligadas ao turismo pelo seu compromisso nos campos da gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança.
De forma simbólica, o selo Good Trave Seal na categoria bronze foi entregue pelo turista e presidente do grupo de guias turísticos Qhapaq Yachav de Cusco, no Peru, Leylys Gutierrez, aos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, e de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.
Com início em janeiro deste ano, o processo de certificação do Parque Chico Mendes teve seus trabalhos realizados por uma equipe composta pelo Fórum, o consultor do Programa DEL Turismo Estácio Guimarães e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI).
Um dos principais incentivadores do turismo sustentável, o Fórum Empresarial do Acre atuou como articulador na captação da certificação de forma gratuita para o município, através do DEL Turismo, em que auxilia tecnicamente também a Prefeitura de Rio Branco a selecionar a documentação e informações exigidas no processo de análise.
“A Certificação Good Travel Seal traz o Parque Chico Mendes como protagonista, é o primeiro da Região Norte a receber essa certificação e nosso estado conseguiu isso. Ainda temos ainda critérios a melhorar, mas conseguimos uma certificação bronze, quase prata, então, para uma primeira certificação é muito importante para a gente”, destacou a coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, em seu discurso.
Para receber a certificação, o parque foi avaliado em 59 critérios abrangendo os seguintes temas: Compras e vendas, acessibilidade, prevenção contra poluição, energia e clima, resíduos, bem-estar social e qualidade de emprego, água, informação, prevenção contra exploração, saúde e segurança, patrimônio cultural, natureza, paisagens e áreas verdes.
“Colocamos o Parque Chico Mendes em outro patamar, então, essa instituição leva o nome do parque como destino sustentável e isso é muito observado por nossos turistas e visitantes. Acreditamos que com isso, esse parque que já é tão visitado receba mais turistas”, celebrou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino.
O secretário falou também sobre a importância do trabalho do Fórum Empresarial do Acre e do Programa DEL Turismo na certificação. “Por essas parceiras, submetemos o parque a essa instituição internacional, atendemos grande parte dos requisitos, falta ainda atender alguns, mas esperamos que, dentro de um ano, a gente consiga alcançar esses requisitos”,
Coordenadora do Parque, Joseline Guimarães disse que a certificação traz novos desafios para manter e melhorar a gestão do espaço e as práticas de sustentabilidade. Ela ressaltou que muitos visitantes procuram estabelecimentos e destinos turísticos que tenham a certificação e isso coloca o Parque Ambiental Chico Mendes entre os destinos prioritários nessa busca.
“Vem celebrar e confirmar que estamos no caminho certo, precisamos sempre buscar a excelência e isso não quer dizer que vamos ficar sem fazer nossas atividades. Estamos sempre alertas, é o lema dos escoteiros, e sempre prontos pra receber o turista”.
Sobre a Green Destinations
A Fundação Green Destinations e o Good Travel Guide, ambos com sede na Holanda, trabalham juntos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos e empresas da área do turismo sustentáveis.
Green Destinations foi criada para apoiar e dar visibilidade aos destinos comprometidos com boas práticas sustentáveis em seus modelos de gestão do turismo. A fundação desenvolveu um programa de suporte que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos de treinamento em mais de 90 países.