Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Fórum Empresarial do Acre entrega certificação de turismo sustentável ao Parque Ambiental Chico Mendes

Parque Chico Mendes foi certificado com selo Good Travel Seal da Greend Destinations

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e a Prefeitura de Rio Branco entregaram nesta quarta-feira, 3, a Certificação Good Travel Seal ao Parque Ambiental Chico Mendes, o primeiro da Região Norte a receber o selo de sustentabilidade.

A certificação faz parte da Fundação Holandesa Green Destinations, que promove destinos e negócios para viajantes responsáveis. É concedida a empresas ligadas ao turismo pelo seu compromisso nos campos da gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança.

De forma simbólica, o selo Good Trave Seal na categoria bronze foi entregue pelo turista e presidente do grupo de guias turísticos Qhapaq Yachav de Cusco, no Peru, Leylys Gutierrez, aos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino, e de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.

Com início em janeiro deste ano, o processo de certificação do Parque Chico Mendes teve seus trabalhos realizados por uma equipe composta pelo Fórum, o consultor do Programa DEL Turismo Estácio Guimarães e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI).

Um dos principais incentivadores do turismo sustentável, o Fórum Empresarial do Acre atuou como articulador na captação da certificação de forma gratuita para o município, através do DEL Turismo, em que auxilia tecnicamente também a Prefeitura de Rio Branco a selecionar a documentação e informações exigidas no processo de análise.

“A Certificação Good Travel Seal traz o Parque Chico Mendes como protagonista, é o primeiro da Região Norte a receber essa certificação e nosso estado conseguiu isso. Ainda temos ainda critérios a melhorar, mas conseguimos uma certificação bronze, quase prata, então, para uma primeira certificação é muito importante para a gente”, destacou a coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, em seu discurso.

Coordenadora Tíssia Veloso destacou em seu discurso que certificação coloca o parque como protagonista

Para receber a certificação, o parque foi avaliado em 59 critérios abrangendo os seguintes temas: Compras e vendas, acessibilidade, prevenção contra poluição, energia e clima, resíduos, bem-estar social e qualidade de emprego, água, informação, prevenção contra exploração, saúde e segurança, patrimônio cultural, natureza, paisagens e áreas verdes.

“Colocamos o Parque Chico Mendes em outro patamar, então, essa instituição leva o nome do parque como destino sustentável e isso é muito observado por nossos turistas e visitantes. Acreditamos que com isso, esse parque que já é tão visitado receba mais turistas”, celebrou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Ezequiel Bino.

O secretário falou também sobre a importância do trabalho do Fórum Empresarial do Acre e do Programa DEL Turismo na certificação. “Por essas parceiras, submetemos o parque a essa instituição internacional, atendemos grande parte dos requisitos, falta ainda atender alguns, mas esperamos que, dentro de um ano, a gente consiga alcançar esses requisitos”,

Coordenadora do Parque, Joseline Guimarães disse que a certificação traz novos desafios para manter e melhorar a gestão do espaço e as práticas de sustentabilidade. Ela ressaltou que muitos visitantes procuram estabelecimentos e destinos turísticos que tenham a certificação e isso coloca o Parque Ambiental Chico Mendes entre os destinos prioritários nessa busca.

“Vem celebrar e confirmar que estamos no caminho certo, precisamos sempre buscar a excelência e isso não quer dizer que vamos ficar sem fazer nossas atividades. Estamos sempre alertas, é o lema dos escoteiros, e sempre prontos pra receber o turista”.

De forma simbólica, certificado foi recebido das mãos de um turista

Sobre a Green Destinations

A Fundação Green Destinations e o Good Travel Guide, ambos com sede na Holanda, trabalham juntos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos e empresas da área do turismo sustentáveis.

Green Destinations foi criada para apoiar e dar visibilidade aos destinos comprometidos com boas práticas sustentáveis em seus modelos de gestão do turismo. A fundação desenvolveu um programa de suporte que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, incluindo cursos de treinamento em mais de 90 países.

 

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress