Fórum Empresarial do Acre homenageia atuação do Governo do Estado, deputados estaduais e federais e senadores

Homenageados da noite com os presidentes José Adriano, Assuero Veronez e Leandro Domingos. Foto: Sérgio Vale
Homenageados da noite com os presidentes José Adriano, Assuero Veronez e Leandro Domingos. Foto: Sérgio Vale

Uma noite de homenagens, reconhecimento e valorização. Foi assim a noite de sexta-feira, 15, na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC). O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, por meio da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Fecomércio e a Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), promoveu um jantar em homenagem à atuação do Legislativo Estadual e Federal em 2023.

Além de reconhecer o trabalho de quem atua em ações de desenvolvimento no estado, o encontro visou também fortalecer a parceria entre a iniciativa privada e o poder público para que, juntos, possam continuar buscando uma sociedade mais justa.

O encontro contou com a presença do secretário de Governo, Alysson Bestene, representando o governador Gladson Cameli, do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, do desembargador Francisco Djalma da Silva, representando o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), do conselheiro Ronald Polanco, representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), do senador Alan Rick, deputados estaduais e federais, empresários, secretários de Estado e a imprensa.

Essa foi a primeira vez que o Fórum organizou um jantar para homenagear o Poder Legislativo e Executivo. Os homenageados foram:

  • Senador Alan Rick – representando a Bancada Federal Acreana em Brasília
  • Presidente da Aleac, Luiz Gonzaga – representando os deputados estaduais
  • Governo do Estado – representado pelo secretário de Governo, Alysson Bestene

Os secretários de Inovação, Ciência e Tecnológia (Seict), Assurbanípal Mesquita, de Planejamento (Seplan), coronel Ricardo Brandão, de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, e o secretário-adjunto de Agricultura (Seagri), Edvan Azevedo, entregaram o certificado para Alysson Bestene.

O presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, destacou, em seu discurso, que a criação do Fórum foi uma das melhores propostas feitas nos últimos e que a iniciativa levanta discussões, promove debates e propicia aos empresários instrumentos necessários para que possam fazer um bom trabalho.

Presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, falou sobre a importância da criação do Fórum Empresarial do Acre. Foto: Sérgio Vale

Para o empresário, o evento representa também uma tentativa de firmar um compromisso maior com o poder público para que em 2024 as adversidades sejam vencidas juntas.

“Fizemos uma avaliação de tudo aquilo que tivemos este ano e projetamos nosso futuro para o ano que vem, que será um ano político e, com certeza, o Fórum será muito demandado por conta das informações que detemos. Temos instrumentos extremamente importantes para fazer qualquer tipo de política que possa desenvolver em nosso estado. É um instrumento que vamos fornecer para todos os candidatos daqui para frente”, ressaltou.

O presidente da Faeac, Assuero Veronez, disse que as três federações criaram o Fórum para identificar e desenvolver projetos para a área produtiva e o desenvolvimento do estado. Desde então, a iniciativa trabalha intensamente em ações e buscando resultados com os grupos de trabalho e as câmaras técnicas.

Em 2023, o Fórum participou, direta ou indiretamente, de importantes conquistas para os setores produtivos do estado. Com a promoção de debates e discussões, Assuero Veronez pontua que, a partir de agora, é o momento das ações da iniciativa se transformarem em políticas públicas.

Presidente Faeac, Assuero Veronez, disse que é o momento das ações do Fórum se transformarem em políticas públicas. Foto: Reprodução

“É caminhar para frente mesmo, buscando caminhos que sejam viáveis, vocação para o estado para que a gente consiga trazer resultados. O Acre precisa se desenvolver, chega de pobreza, de desemprego. Precisamos ter realmente um objetivo econômico, a população cresce, os jovens precisam trabalhar e a gente vê com muita preocupação os indicadores sociais e econômicos muito baixos. Estamos na rabeira da fila, é preciso mudar essa realidade e, para mudar, temos que fazer essa conjunção de esforços: setor privado e setor público”, disse.

O presidente do Fórum e da Fieac, José Adriano, foi o último a discursar e agradeceu a presença das autoridades. Em sua fala, o empresário da construção civil reforçou o discurso dos demais presidentes sobre a importância da parceria entre os poderes e os setores produtivos.

José Adriano aproveitou a oportunidade para desejar um feliz Natal e próspero Ano Novo a todos. “Muito obrigada a todos pela presença, agradecer mais uma vez ao Assuero e o Leandro pela oportunidade de estarmos juntos e que 2024 seja de muitos empregos para toda sociedade”.

Presidente do Fórum e da Fieac, José Adriano, agradeceu a presença das autoridades durante discurso. Foto: Sérgio Vale

Homenageados

O primeiro a receber o certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do Acre foi o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga. Parceira da indústria, do comércio e da agricultura, a Aleac esteve presente em reuniões e ações que envolveram o Fórum ao longo do ano. Esteve junto na Missão Expoalimentaria, que visitou o Porto de Chancay no Peru, aprovou a nova Lei de Inovação, entre outras ações.

“Quero agradecer o presidente José Adriano, que faz uma deferência importante à Assembleia Legislativa, onde esteve e disse que esse jantar seria por conta do bom trabalho que fizemos ao longo do ano. É importante a boa relação, não só entre as empresas privadas, mas também com as instituições e os poderes. A Assembleia Legislativa do Estado do Acre tem trabalhado para fortalecer essa boa relação.

O senador Alan Rick falou sobre os principais projetos desenvolvidos em 2023 na capital do Brasil para buscar o crescimento do estado acreano e parabenizou a contribuição do Fórum. O senador foi acompanhado da família no evento. “Fico feliz por estar recebendo algum reconhecimento, sempre estimula a gente a continuar trabalhando, a gente se cobra muito e temos uma equipe muito aguerrida”.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress