O Fórum Empresarial do Acre, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae), realizou nesta segunda-feira, 27, o Workshop Regularização Ambiental em Foco. O evento teve como objetivo lançar a plataforma Selo Verde Acre, uma tecnologia que ajuda na regularização e transparência ambiental das propriedades rurais.
O evento reuniu produtores rurais, empresários, pesquisadores, representantes de instituições públicas e privadas e membros da sociedade com interesse na temática.

A plataforma foi desenvolvida pelo Centro de Inteligência Territorial (CIT), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e é uma ferramenta gratuita que integra dados oficiais e tecnologia para monitorar de forma transparente e com base em dados oficiais, avaliar a conformidade ambiental das propriedades rurais no estado, com ajuda da ciência e tecnologia, utiliza mapeamentos em alta resolução e imagens de satélite com objetivo de:
- Avaliar a conformidade ao Código Florestal das propriedades rurais;
- Prover rastreabilidade transparente dos fornecedores de produtos agropecuários;
- Integrar informações e dados geoespaciais atualizados de órgãos federais e estaduais;
- Auxiliar a regularização ambiental e fundiária;
- Identificar a ocorrência de desmatamento não autorizado
O workshop iniciou com a palestra do secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, que apresentou os avanços do Acre na gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), além de apresentar os resultados obtidos nos últimos anos, como a realização de mutirões ambientais que ampliaram o acesso dos produtores rurais à regularização ambiental.
Em seguida, o diretor do Centro de Inteligência Territorial (CIT) e pesquisador do Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) da UFMG, Felipe Nunes, apresentou a iniciativa da plataforma, destacando que a ferramenta representa um avanço tecnológico importante para o estado.
“A plataforma reúne e analisa um grande volume de informações, para gerar um retrato atualizado da situação ambiental de cada propriedade. Essa parceria com o governo do Acre traz o que há de mais moderno em análise automatizada e integração de dados, ajudando o produtor a verificar e atestar sua conformidade ambiental, o que é essencial para o cumprimento do Código Florestal”, destacou Felipe Nunes.
Finalizando com a mesa-redonda, mediada por Felipe Nunes, com participação do Presidente do Fórum Empresarial do Acre e da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez, o deputado federal e presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Zé Adriano, e do secretário estadual de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, para debater a regularização ambiental no estado e destacar a importância e desafios da conformidade e abrindo um espaço de diálogo e troca de experiências com os participantes.

“Este evento é uma oportunidade para conhecermos o Selo Verde e entendermos melhor o funcionamento dessa plataforma, que tem como principal objetivo facilitar a regularização ambiental das propriedades rurais. Precisamos achar soluções, de forma conjunta, para poder regularizar as propriedades da forma mais simples possível” destacou o presidente do Fórum Empresarial do Acre e da FAEAC, Assuero Veronez.
O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho explica a importância da parceria para a iniciativa.
“Essa parceria reforça nosso compromisso com a conformidade ambiental e com o fortalecimento da rastreabilidade das cadeias produtivas da agropecuária. A proposta é ampliar a transparência, permitindo que o produtor acesse o número do seu CAR, verifique possíveis embargos ou notificações e possa regularizar sua área, além de garantir as condições necessárias para rastrear e comercializar seus produtos em mercados mais exigentes, respeitando as normas ambientais”
O Acre dá um grande avanço com o lançamento da plataforma Selo Verde, uma inovação que promove a regularização das propriedades rurais com objetivo de um estado mais sustentável, de modo transparente a rastreabilidade da produção agropecuária e combatendo o desmatamento ilegal.
“Todo mundo sabe que, para ter acesso a recursos, é essencial estar com a documentação em dia. Essa plataforma reúne todas as informações e entrega uma espécie de certidão, o que facilita muito a análise de crédito pelos bancos e técnicos”, destacou o deputado Zé Adriano.
Link da plataforma Selo Verde: