O Fórum Empresarial do Acre publica, nesta terça-feira, 18, o primeiro capítulo do Boletim de Conjuntura Econômica do Acre elaborado pelo grupo de doutores em economia da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) da Universidade Federal do Acre (Ufac). O capítulo compõe a 1ª edição do estudo produzido pelos especialistas, que avaliaram dados gerais da economia mundial, nacional e local para fazer uma análise e projeções econômicas do Estado do Acre.
A iniciativa visa a produção e divulgação de boletins utilizando dados da economia geral do Acre, levando em conta o cenário atual dos setores produtivos, como construção civil, o turismo, a tecnologia e inovação, comércio exterior e o agronegócio.
A publicação da 1ª edição do estudo será feita em conjunto de capítulos divulgados semanalmente.
O primeiro capítulo traz um panorama da economia mundial, abordando dados da taxa de inflação de países como Estados Unidos, China, México, Venezuela e Chile; nacional, mostrando o impacto da pandemia de Covid-19 na economia local, que impactou o desempenho das atividades industriais, comerciais e no setor de serviço e resultou em queda no Produto interno Bruto (PIB) e aumento do desemprego; e no Acre, fazendo um resgate da história do estado desde o período colonial, exploração do látex, os primeiros governos, a era do Partido dos Trabalhadores (PT) até o atual governo, de Gladson Cameli.
O coordenador do estudo, doutor Rubicleis Silva, destacou que a contribuição do Fórum Empresarial foi decisiva para escrever um novo capítulo da história da economia acreana.
“No primeiro produto apresentado, é realizado uma síntese da conjuntura econômica mundial, brasileira e acreana. Nos próximos produtores, cria-se informações relevantes para um diagnóstico dos entraves para o desenvolvimento local. A parceria entre entidades que representam os principais atores econômicos acreanos, com a área de economia da Universidade Federal do Acre, geram uma externalidade que vai além dos subsídios para elaboração de políticas econômicas, alcança o desenvolvimento intelectual de um conjunto de jovens talentos envolvidos direto e indiretamente com a pesquisa em curso”.
Os indicadores gerados nos estudos vão ajudar no diálogo com as autoridades e elaboração de estratégias para os setores produtivos. Com essas informações levantadas, o Fórum Empresarial do Acre vai analisar cada cenário, sugerir debates e metodologias que estimulem a economia de forma justa para toda sociedade.
O presidente do Fórum Empresarial do Acre, José Adriano, também ressaltou a parceria com a Fundape e a importância do levantamento dos dados. “É um presente para vocês falando da economia mundial, fazendo referência com a economia do país e do Acre. É um trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Acre, com apoio da Fundape, temos uma parceria para discutir os detalhes e peculiaridades da nossa economia”.
Confira o 1º capítulo na íntegra:
boletim 1 - 1ª parte