O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre recebeu na sexta-feira, 12, e sábado, 13, representantes do Projeto Alemanha que vieram ao Acre para acompanhar a execução do Programa DEL Turismo e avaliar a performance e resultados obtidos até o momento.
Durante dois dias, a equipe do Instituto Educacional de Economia Bávara (bbw), formada pelo avaliador Rolf Speit, a coordenadora de projetos Anne Oerte, a coordenadora de projetos da Sequa, Utte Reckes, e o coordenador do Programa DEL Turismo no Brasil, Andreas Dohle, o consultor regional do DEL Turismo, Estácio Guimarães, a coordenadora Tíssia Veloso, visitaram os pontos turísticos de Xapuri, Epitaciolândia e Rio Branco para conhecer o trabalho que o Programa DEL Turismo, por meio do Fórum, vem executando nos municípios acreanos.
Na manhã da sexta-feira, a comitiva saiu da capital acreana com destino a Xapuri, onde foi recebida pelo prefeito Bira Vasconcelos, pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo, composta pelo secretário Jorge Alves e a diretora Ronaira Barros, servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para uma visita guiada ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a Casa de Chico Mendes e a Praça de São Sebastião para conhecer um pouco da história de luta da cidade.
O prefeito Bira Vasconcelos destacou a importância dos especialistas conhecerem o projeto desenvolvido na cidade para ajudar a organizar o trade turístico do município. O município fez a adesão do Programa DEL Turismo em janeiro de 2023, formando, assim, equipes para trabalhar as pautas nas Câmaras Técnicas de Qualificação e Cultura e de Turismo e Sustentabilidade no Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
“A visita de pessoas com experiência, aqui todas as agências de Rio Branco, os alemães que estão aqui, todas as pessoas que vêm nos orientam para uma recepção melhor e para que possamos cada vez mais ofertar um serviço de qualidade aos turistas de Xapuri. Então é essa a importância desse dia”, disse o gestor.
Após ser apresentada à história de Xapuri e conhecer seus pontos turísticos, a comitiva saiu em direção a Epitaciolândia para uma visita técnica à propriedade de José Rodrigues de Araújo, de 50 anos, mais conhecido como Dr. da Borracha, artesã e seringueiro reconhecido internacionalmente por produzir calçados, bolsas, brincos, colares e outros acessórios de borracha.
O artesã construiu um seringal em sua propriedade para oferecer ao turista uma experiência única na casa do seringueiro, tendo acesso aos equipamentos utilizados na sobrevivência na mata. O secretário de Meio Ambiente, Jonas Cavalcante, recebeu a comitiva e participou da visita ao seringal. “Queríamos mostrar mais para eles, o reconhecimento e a demanda que temos. Não mostramos quase nada, mas foi muito importante a visita, uma satisfação em recebê-los, uma alegria colocar Epitaciolândia na visão dos alemães. Ficamos devendo alguma coisa ainda, mas devido a correria. Para Epitaciolândia é um marco poder apresentar para eles e para o mundo”, contou.
Participaram da viagem no interior: a diretora de turismo de Rio Branco, Fabiula Moreira, de Thiago Higino, presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET), Thiago Higino, de Rizzomar dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Turismo, Aldemar Maciel, do Sebrae/AC, do coordenador de Turismo da Fecomércio, João Bosco Nunes, da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Janete Franke, da diretora de Turismo da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Sirlania Venturim.
Apresentação dos resultados
De volta a Rio Branco, a comitiva alemã se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação de Rio Branco (SDTI), coronel Ezequiel Bino, com representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-AC), do Conselho Estadual de Turismo (CET), da Fecomércio, da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-AC) e da Federação das Associações Comerciais Empresariais do Estado do Acre (Federacre).
A finalização da recepção foi feita com um passeio pelo Parque Chico Mendes, que poderá fazer parte de um hall de 400 destinos turísticos. Posteriormente, os visitantes conheceram o Museu dos Povos Acreanos e o Novo Mercado Velho, no Centro de Rio Branco.
“Percorremos as três cidades que fazem do Programa DEL Turismo no Estado do Acre e conseguimos apresentar e proporcionar à equipe da missão alemã um pouco do que temos a oferecer aos turistas que visitar o estado. No final, pudemos apresentar para eles os resultados, que são bastante otimistas, para que possamos ter uma segunda fase do projeto no Acre”, disse o consultor regional Estácio Guimarães.