Fórum Empresarial do Acre solicita correção monetária na tabela de emolumentos ao Tribunal de Justiça

O Fórum Empresarial do Acre se reuniu nesta sexta-feira, 13, com a desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), Regina Ferrari, e o Corregedor-geral da Justiça, Samoel Evangelista, para falar sobre a correção monetária na tabela de emolumentos.

Participaram da reunião o presidente do Fórum e da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac),  José Adriano, o presidente da Federação de Agricultura do Acre (Faeac), Assuero Veronez, o deputado estadual Eduardo Ribeiro e a coordenadora Tíssia Veloso.

Na oportunidade, o Fórum entregou à presidência do TJ-AC um documento destacando como a falta de atualização das taxas tem gerado um descompasso entre a evolução econômica e tais faixas de referência para cobrança.

Atualmente, muitos produtores pagam taxas altas que antes eram pensadas só para grandes negócios. Valores acima de R$ 500 mil, que antes eram raros, agora são comuns até em operações médias do agronegócio. Isso gera cobranças desproporcionais para quem usa os serviços.

Ainda conforme o documento, o Acre tem taxas mais altas que outros estados em áreas como escrituras e incorporação imobiliária. Essa diferença pode ser corrigida ajustando as faixas de valores, sem aumentar os preços atuais.

Com informações do Tribunal de Justiça do Acre.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin