O 3º episódio do FórumCast Empresarial está liberado no Youtube e traz uma conversa com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) e presidente do Sindicato de Areia, Argila e Pedras do Estado (Sindmineral), João Paulo de Assis Pereira. O empresário conversou com os jornalistas Tiago Martinello e Brenna Amâncio sobre o setor da construção civil e seus desafios no estado acreano e a criação da Cooperativa de Minerais do Acre.
João Paulo Pereira tem 59 anos e está na vice-presidência da FIEAC há quatro anos e na presidência do Sindmineral há 12 anos. Ainda na adolescência, o empresário saiu de São Paulo com os pais a caminho do Acre em 1977.
Foi em solo acreano que o presidente do Sindmineral construiu a própria família, criou os filhos e investiu no setor da construção civil. “Minha área é extração mineral, estou totalmente ligado ao setor da construção, não sou instrutor propriamente dito. Estou sucedendo meu pai, que começou com extração de areia e a gente se viu, no decorrer da empresa, a necessidade de fazer parte do associativismo. Por meio do associativismo conseguimos angariar coisas boas para o setor”.
Além da trajetória pessoal, o vice-presidente da FIEAC abordou os seguintes temas: a abertura da Cooperativa de Mineral do Acre (Coopemac), déficit habitacional, semana da indústria, importância da construção civil para o estado do Acre, período de estagnação, impactos na construção civil na pandemia, expectativa para o setor com a chegada do verão, mão de obras, entre outros.
Cooperativa mineral
Uma das principais apostas do setor mineral do estado para alavancar as produções é a criação da Cooperativa de Minerais do Acre (Coopemac). A cooperativa foi criada como meio de manter os empregos, gera mais vagas durante a pandemia e viabilizar a compra de insumos em preços mais acessíveis.
“A cooperativa nos permite a comprar insumos com preços mais baixos. A saída do setor mineral foi a Coopemac, que ainda não começou a funcionar 100% e deve iniciar entre 30 dias. Traz benefícios para todos, a gente consegue continuar existindo e chega em um momento muito bom porque temos a expectativa dessas obras anunciadas pela prefeitura e Estado”.
A Coopemac foi criada há cerca de dois meses e o empresário foi eleito presidente por unanimidade.
Importância da construção civil
Outro ponto discutido no bate-papo foi a importância da construção civil para os demais setores produtivos. O empresário destacou que o setor tem a capacidade de movimentar e aquecer a economia no estado.
“A construção civil quando está aquecida beneficia todos os outros setores porque consegue gerar emprego em todos os níveis. Essa receita gerada pela construção movimenta nossa economia. Acho que a construção para nosso estado, que ainda é pequeno e está em desenvolvimento, tem a capacidade de movimentar todos os demais setores, sem querer desmerecer os outros setores. Todas as cadeias e indústrias são importantes para nós”.
Meio ambiente
João Paulo Pereira aproveitou a entrevista também para falar sobre como é feita a produção de insumos. Ele falou que a areia é único insumo produzido aqui e a extração desse material levanta debates sobre a preservação do meio ambiente.
O presidente do Sindmineral afirmou que todas as empresas de extração de areia que compõem o sindicato possuem licença ambiental para atuação e que o serviço é feito de forma que não prejudica o rio e nem o meio ambiente.
“Somos regulamentados pelos órgãos ambientais, todas as empresas que atuam em Rio Branco são regulamentadas. Ao contrário do que se pensa, só extraímos a área que está solta no leito do rio. Essa areia é itinerante, quando o rio vaza e a areia fica acumulada desce e há uma reprodução. A bacia do rio ainda está em formação. No verão, quando o rio está seco, a extração de areia beneficia os ribeirinhos que precisam passar porque o rio fica muito assoreado”.
A entrevista completa e todos os temas debatidos podem ser conferidos na página do FórumCast Empresarial no YouTube. Acesse e confira os outros dois episódios e as próximas entrevistas.