Grupo de Trabalho de Fruticultura debate inclusão do plantio de cacau em cidades do Acre

Grupo de Trabalho de Fruticultura se reuniu nesta quarta-feira, 19, na FIEAC

O Grupo de Trabalho de Fruticultura se reuniu nesta quarta-feira, 19, para debater as pautas e resultados do 1º Seminário Estadual da Cultura do Maracujá, realizado no dia 29 de junho em uma parceria do Fórum Empresarial do Acre e o Sebrae, e a inclusão do plantio de cacau em cidades do estado

Participaram do encontro representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Companhia de Armazéns Gerais de Entrepostos do Acre (Cageacre) e do Sebrae.

Representando a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o coordenador do Grupo de Trabalho de Fruticultura, Josicley de Souza, explicou que a principal pauta debatida no encontro foi a inclusão de 12 áreas de unidades demonstrativas para que produtores propaguem a cultura do cacau nas produções.

Essa inclusão é feita pela Seagri, por meio do departamento e núcleo de fruticultura. Esse trabalho é feito por meio de material genético disponibilizado pela Secretaria de Planejamento de Rondônia. “Disponibilizou frutos de cacau para que o Acre possa desenvolver o porta enxerto e produzir as mudas aqui e, dentro do programa, sejam disponibilizadas para 12 produtores de Baixo e Alto Acre, com limitação até Manoel Urbano, onde cada produtor vai receber em média 400 mudas para incrementar o plantio de cacau”.

Esses produtores serão acompanhados pelas equipes do Idaf. “A Seagri vai fazer uma relação de quais produtores já são atendidos no controle da monilíase e a secretaria vai fazer uma conversa e entrevista com esses produtores para saber se eles querem participar do programa e fazer a implementação dessas unidades demonstrativas”.

Incluído nas pautas, os resultados do 1º Seminário Estadual da Cultura do Maracujá não foram apresentados devido à ausência da organizadora do evento, Rina Soarez, que cumpre agenda no interior do Acre.

Grupo de Trabalho de Fruticultura se reuniu nesta quarta-feira, 19, na FIEAC

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress