Grupo de Trabalho de Pecuária de Corte organiza 3º Fórum Acreano de Defesa Agropecuária

O Grupo de Trabalho de Pecuária de Corte se reuniu nesta quinta-feira, 14, para discutir quais pautas elaboradas para o ano já foram concluídas e quais precisam de acompanhamento e alinhamento para conclusão. Das cinco pautas definidas para o trabalho de 2023, quatro já foram concluídas.

O coordenador do grupo e chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa, Daniel Lambertucci, explicou que a equipe organiza o 3º Fórum Acreano de Defesa Agropecuária, que será realizado dia 30 de outubro das 14h às 17h no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). O coordenador destaca o objetivo do fórum. “É sobre o plano de controle da febre aftosa, a defesa sanitária animal no estado e também vamos incluir uma palestra técnica que vai ser feita pelo pesquisador da Embrapa. Vamos montar a programação para divulgação e mobilização dos produtores”.

O pesquisador descreveu as pautas concluídas:

  • Tecnologia da reprodução por pequenos, médios e grandes produtores – melhoramento genético
  • Uso adequado de suplementos minerais e concentrados na dieta dos animais – palestra na Expoacre
  • Ações de melhoramento da condição das pastagens do Acre – Sistema Guaxupe
  • Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – divulgação e conscientização

“Na Expoacre, veio o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e essa ação de tecnologia da reprodução por pequenos, médios e grandes produtores, foi focada especialmente no melhoramento genético. Houve esse contato, foi mobilizado pela Secretaria de Agricultura e a Embrapa, junto com outras instituições, incluindo a Ufac, decidiu por criar um programa de incentivo à aquisição de touros para que haja uma melhoria do rebanho acreano ao longo do tempo”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress