O Grupo de Trabalho de Pecuária de Corte se reuniu nesta quinta-feira, 14, para discutir quais pautas elaboradas para o ano já foram concluídas e quais precisam de acompanhamento e alinhamento para conclusão. Das cinco pautas definidas para o trabalho de 2023, quatro já foram concluídas.
O coordenador do grupo e chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa, Daniel Lambertucci, explicou que a equipe organiza o 3º Fórum Acreano de Defesa Agropecuária, que será realizado dia 30 de outubro das 14h às 17h no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). O coordenador destaca o objetivo do fórum. “É sobre o plano de controle da febre aftosa, a defesa sanitária animal no estado e também vamos incluir uma palestra técnica que vai ser feita pelo pesquisador da Embrapa. Vamos montar a programação para divulgação e mobilização dos produtores”.
O pesquisador descreveu as pautas concluídas:
- Tecnologia da reprodução por pequenos, médios e grandes produtores – melhoramento genético
- Uso adequado de suplementos minerais e concentrados na dieta dos animais – palestra na Expoacre
- Ações de melhoramento da condição das pastagens do Acre – Sistema Guaxupe
- Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – divulgação e conscientização
“Na Expoacre, veio o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e essa ação de tecnologia da reprodução por pequenos, médios e grandes produtores, foi focada especialmente no melhoramento genético. Houve esse contato, foi mobilizado pela Secretaria de Agricultura e a Embrapa, junto com outras instituições, incluindo a Ufac, decidiu por criar um programa de incentivo à aquisição de touros para que haja uma melhoria do rebanho acreano ao longo do tempo”.