O Grupo de Trabalho de Piscicultura realizou mais uma reunião de alinhamento e definição de ações nesta segunda- feira, 11. Representantes dos institutos de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF), de Meio Ambiente (IMAC), de Terras (Iteracre), Senar, Sebrae, do Banco da Amazônia (Basa) e produtores participaram da 5ª reunião do grupo.
Entre as pautas discutidas pelos membros, estão a regulamentação da pequena indústria do pescado, homologada e assinada no final de agosto pelo governador Gladson Cameli. A coordenadora do Grupo de Trabalho de Piscicultura, Rina Suarez, explicou que a legislação regulamenta a estrutura dos pequenos produtores de pescado e vai ajudá-los na construção, na formação e os documentos que precisam.
“Essa ação já está em andamento e vamos tocar isso para frente para que os produtores venham aproveitar dessa normatização que facilita a construção de pequenas estruturas nas diversas regionais do estado para comercialização do pescado e ajudar nessa parte que o pessoal mais tem dificuldade, que é a comercialização do produto”.
As demais pautas da reunião foram:
- Outorgas de águas
- Linhas de financiamento do Plano Safra
“Mais uma reunião muito proveitosa. Falamos sobre as ações que estão em andamento e a finalização do estudo viabilidade técnica da piscicultura. Concluímos o trabalho e falta somente a apresentação final que vai ficar a cargo da Câmara Técnica para identificar uma data específica para a gente fazer uma apresentação dos trabalhos”.