IBGE apresenta dados do Censo Demográfico 2022 para presidência do Fórum e empresários do Acre

Dados do Censo Demográfico 2022 são apresentados para presidência do Fórum Empresarial do Acre

A presidência do Fórum Empresarial do Acre recebeu, nessa quinta-feira, 17, a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para uma visita institucional e apresentação de dados da população do Acre copilados no Censo Demográfico 2022. O superintendente regional do IBGE no Acre, Marco Fabio, apresentou os primeiros resultados do Censo e suas variáveis, que foram divulgados no final do mês de junho.

A apresentação ocorreu na sala da presidência da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) para o presidente José Adriano, a coordenadora do Fórum Empresarial do Acre, Tíssia Veloso, diretores de sindicatos, o doutor em economia da Universidade Federal do Acre (UFAC) Rubicleis Silva e empresários.

Dados do Censo Demográfico 2022 são apresentados para presidência do Fórum Empresarial do Acre

A equipe do IBGE contou ainda com a presença da gerente de Planejamento e Gestão do órgão, Gardênia de Oliveira, e o servidor Luan Marcel.

Os primeiros resultados do Censo 2022 são de informações básicas, como: total de população e de domicílios no estado acreano. Durante a visita, a equipe do IBGE apresentou dados da população acreana, a localização dessa população e como se deu o crescimento populacional.

O presidente do Fórum, José Adriano, explicou que os números levantados pelo IBGE, especificamente sobre o avanço da população acreana, ajudam na elaboração de propostas econômicas para o estado. Com a exposição dos dados, o presidente destacou a atuação do Fórum na discussão, junto aos governos, na capacitação da mão de obra da nova população.

“Há cidades em que houve um decréscimo, outras um aumento. Especificamente sobre a capital estamos bastante preocupados porque esses números nos mostra que temos que uma queda em relação à mão de obra jovem. Essa força de trabalho é estratégica para o setor industrial e vamos acompanhar os próximos indicadores esperando ter condições para analisar com mais cuidado”, disse.

José Adriano ressaltou a importância da parceria do IBGE na construção de novas políticas públicas para os setores produtivos baseadas nos dados do Censo 2022. “A parceria é importante e estratégica no âmbito do Fórum porque, justamente, ele reúne essas federações que representam e interagem com a economia, que são a Federação da Indústria, do Comércio e da Agricultura. E tem também as associações por meio da Federacre. O mais importante é saber que o IBGE já concluiu essa primeira etapa e está fazendo análise desses dados e o cruzamento necessário para a gente ter outros indicadores para a gente compor nosso planejamento interagindo com o Poder Público”.

Conforme o Censo 2022, a população do Acre  é de 830.026 pessoas. 

O superintendente disse ainda que o IBGE deve divulgar, nos próximos dois anos, informações mais completados da taxa de analfabetismo no Acre, de pessoas com deficiência, pessoas com com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dados mais precisos da população indígena, da renda do acreano, entre outros.

“Temos aqui um público importante. Os dados do IBGE interessam a sociedade de uma forma geral, que servem muito ao governo para o planejamento de suas políticas públicas, ao empresariado para definir seu tipo de negócio, onde vai instalar, como vai ser e qual público vai ter. A FIEAC é muito representativa para isso”, explicou o superintendente Regional do IBGE, Marco Fabio.

Superintendente Regional do IBGE, Marco Fabio, esteve acompanhado de sua equipe para apresentar dados

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress