Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Informação com uso de softwares se consolida no agronegócio em Mato Grosso

Por Vinícius Bruno – Portal RD News – 11/04/2018

As soluções para problemas enfrentados na produção agropecuária estão sendo produzidas na velocidade de um clique. A administração das propriedades rurais em Mato Grosso conta com o auxílio de softwares – programas de inteligência virtual – que permitem o acompanhamento dos custos e projeções de investimentos por meio da tecnologia.

A produção e administração agropecuária passaram a ter um adjetivo em comum no campo mato-grossense, a precisão. Administrar à distância é uma realidade otimista que pretende se consolidar cada dia mais no agronegócio.

O diretor de tecnologia da informação da Brazsoft, Adriano Arruda, é um otimista quando o assunto é alinhar tecnologia e administração de propriedades rurais. Há 16 anos ele fundou em Cuiabá uma empresa no formato de startup voltada a oferecer soluções de tecnologia na administração das fazendas.

As informações precisas geradas por um programa de computador permitem ao produtor rural saber com exatidão quais são os custos que possui para a produção agrícola ou pecuária. “Esta proposta permite ao produtor conhecer qual é sua realidade, de fato, em relação ao custo de produção. Isso é fundamental para conseguir realizar planejamentos financeiros precisos”, pondera.

Por sua vez, Alex Miranda, fundador da Plantae Gestão Agrícola, com sede em Sorriso (a 397 km de Cuiabá), desenvolveu um software de gestão que identifica os reais problemas enfrentados pela propriedade rural e apresenta soluções plausíveis para que proprietários rurais obtenham o melhor desempenho possível.

É fundamental para conseguir realizar planejamentos financeiros precisos

“No sistema de gestão que se baseava em anotações feitas em papel, ou em intermináveis planilhas de custo pouco manuseáveis, o produtor rural gastava tempo, desperdiçava recursos e tinha dificuldades para tomar decisões. Com o software que desenvolvi, a solução do produtor se dá mediante a demonstração, ágil e eficaz, dos reais problemas enfrentados com a gestão financeira por meio do software.”

Para o gestor de parcerias do Agrihub – programa que conecta startups e produtores rurais na solução de problemas no campo e desenvolvido pelo Sistema Famato, Fábio Silva, a perspicácia do desempenho econômico e produtivo de uma propriedade rural é possível por meio do conhecimento do custo de produção do produto.

“Dessa forma, é provável uma boa comercialização do produto, já que se conhece o real custo de produção. E isso se dá com a utilização dos softwares de gestão”, explica Silva, que ressalta ser perspicaz ao produtor rural conhecer bem a ferramenta que utilizará na gestão do negócio, e, com isso, contratar o programa que melhor condiz com sua realidade.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress