Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Investimento global em energia eólica e solar está superando os combustíveis fósseis

Por Click Petróleo – 11/06/2018

O gasto global com energia renovável está superando o investimento em eletricidade de carvão, gás natural e usinas nucleares, impulsionado pela queda dos custos de produção de energia eólica e solar.

Mais da metade da capacidade de geração de energia adicionada em todo o mundo nos últimos anos tem sido em fontes renováveis, como eólica e solar, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Em 2016, o último ano para o qual há dados disponíveis, cerca de US $ 297 bilhões foram gastos em energias renováveis ​​- mais que o dobro dos US $ 143 bilhões gastos em novas usinas nucleares, carvão, gás e óleo combustível, segundo a AIE. A organização de energias renováveis ​​dos projetos com sede em Paris representará 56% da capacidade de geração líquida adicionada até 2025.

Uma vez apoiados em grande parte por incentivos de reembolso, créditos fiscais e outros incentivos governamentais, os custos de geração de energia eólica e solar caíram consistentemente por uma década, tornando o investimento em energia renovável mais competitivo.

Os custos renováveis ​​caíram tanto nos últimos anos que “a energia eólica e solar representam agora a opção de menor custo para geração de eletricidade”, disse Francis O’Sullivan, diretor de pesquisa da Iniciativa de Energia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

O apoio sustentado do governo na Europa e outras economias desenvolvidas estimulou o desenvolvimento de energia renovável. Mas os custos caíram por outras razões. A China investiu pesadamente em uma indústria doméstica de fabricação de energia solar, criando um excesso de painéis solares baratos. A inovação ajudou os fabricantes a construir pás de turbinas eólicas mais longas, criando máquinas capazes de gerar substancialmente mais energia a um custo menor.

As usinas de energia renovável também enfrentam menos desafios do que as usinas tradicionais. As usinas de energia nuclear têm sido prejudicadas principalmente por atrasos técnicos, enquanto as usinas que queimam combustíveis fósseis enfrentam incertezas regulatórias devido a preocupações com a mudança climática. E os fundos de pensão, que buscam retornos estáveis ​​de longo prazo, investiram pesado em parques eólicos e parques solares, permitindo que os empreendedores obtenham financiamento mais barato.

“É mais fácil conseguir as energias renováveis ​​construídas”, disse Tony Clark, ex-membro da Comissão Federal Reguladora de Energia. “Há muito menos oposição a isso.”

O investimento sustentado está reformulando a forma como as casas e indústrias do mundo são acionadas. No ano passado, a porcentagem de eletricidade de fontes renováveis ​​chegou a 12,1%, mais do que o dobro da década anterior, segundo um relatório conjunto da Escola de Finanças e Administração de Frankfurt e do Programa Ambiental das Nações Unidas.

Nos EUA, mais de duas décadas de créditos fiscais do governo, alguns dos quais em breve desaparecerão, impulsionaram as energias renováveis. Cerca de 17% da eletricidade do país no ano passado veio de fontes renováveis, incluindo eólica, solar e hidroelétrica, segundo dados federais. O governo disse que pouco menos da metade da geração de energia em larga escala foi renovável no ano passado.

Na semana passada, a Xcel EnergyInc.anunciou um plano de US $ 2,5 bilhões para adicionar 1.800 megawatts de nova geração eólica e solar, além de uma quantidade substancial de baterias para armazenar a energia. O plano, que precisa ser aprovado pelos reguladores estaduais, retiraria 660 megawatts de geração de carvão e resultaria em economia para os consumidores, informou a empresa de Minneapolis.

“Eu acho que, em todo o país, você poderia obter 40% de energia renovável”, disse o presidente-executivo da Xcel, Ben Fowke. “Dez anos atrás, eu teria dito que 20% era o máximo”.

Os preços da energia renovável são agora competitivos com a geração de combustíveis fósseis em muitos lugares. Em 2017, o custo médio global de eletricidade da energia eólica terrestre foi de US $ 60 por megawatt hora e US $ 100 para energia solar, na faixa mais baixa entre US $ 50 e US $ 170 para novas instalações de combustíveis fósseis em nações desenvolvidas, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável.

A combinação de custos decrescentes e grandes pools de capital disponível também está estimulando o crescimento de renováveis ​​nos países em desenvolvimento.

Em novembro, a italiana Enel SpA, desenvolvedora global de energia, venceu uma tentativa de construir usinas de energia no Chile em um leilão aberto a geradores renováveis ​​e de combustíveis fósseis. A Enel construirá instalações eólicas, solares e geotérmicas e venderá energia das instalações em cerca de US $ 32,50 por megawatt / hora, uma taxa não subsidiada que é mais baixa do que o custo do gás natural ou do carvão para queimar nas usinas existentes.

A crescente atratividade das energias renováveis ​​diminuiu a demanda por grandes turbinas a gás. Tanto a General ElectricCo.quanto a SiemensAGanunciaram grandes demissões em suas divisões de turbinas no ano passado para reduzir o excesso de oferta.

Em muitos lugares, optar por renováveis ​​“é uma opção puramente econômica”, disse Danielle Merfeld, diretora de tecnologia da unidade de energia renovável da GE. “Na maioria dos lugares, é mais barato e outras tecnologias se tornaram mais caras”.

Leilões de energia recentes sugeriram que os preços da energia renovável devem cair ainda mais. No início deste ano, um leilão na Arábia Saudita concedeu um contrato para construir uma usina solar de 300 megawatts por US $ 17,90 por megawatt / hora. Custos de mão-de-obra muito baixos no Oriente Médio e na Índia estão resultando em baixas baixas recordes para a energia solar.

Um leilão no México no ano passado atraiu ofertas internacionais de energia a um preço não subsidiado abaixo de US $ 21 por megawatt / hora. Isso ficou substancialmente abaixo do preço de mercado à vista para a eletricidade, que ficou em torno de US $ 70 por megawatt hora no ano passado, disse Veronica Irastorza, diretora associada da consultoria econômica NERA e ex-subsecretária mexicana de planejamento energético.

“As energias renováveis ​​poderão competir com usinas térmicas. Eles serão incorporados ao sistema mais rapidamente do que eu pensava há cinco anos ”, disse ela.

No Canadá, um leilão em Alberta em dezembro concedeu quatro contratos de energia eólica por uma média de US $ 37 por megawatt hora, sem subsídio. O governo de Albertan planejava conceder contratos por apenas 400 megawatts, mas aumentou para 600 megawatts quando viu os preços oferecidos, que estavam ligeiramente abaixo do preço médio da eletricidade na rede da província em 2018.

Na Índia, o impulso para a energia solar tem sido impulsionado em parte pelo desejo de fontes de energia mais limpas, mas também porque há mais financiamento disponível para energia solar do que para carvão, disse Rahul Tongia, pesquisador do Brookings India em Nova Delhi.

A produção renovável varia com base em quando o sol está brilhando e o vento está soprando, e nem sempre pode ser despachado quando necessário, como uma usina de carvão ou gás. Isso pode representar um desafio para os operadores da rede.

Mas observadores da indústria dizem que agora é uma preocupação apenas em certos mercados, como a Califórnia, onde a penetração renovável é mais alta.

“Poderíamos ver taxas de construção agressivas por vários anos antes de vermos problemas em muitos mercados”, disse Tom Heggarty, analista do consultor de energia Wood Mackenzie. “Dez, 20 anos depois, pode ser uma história diferente.”

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress