Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Ipea reduz previsão de expansão do PIB agropecuário do Brasil em 2020 para 2,4%

UOL – 29/04/2020

O Produto Interno Bruno (PIB) do setor agropecuário brasileiro deve crescer 2,4% em 2020, projetou nesta quarta-feira o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que reduziu estimativa de março, de avanço de 3,8%, ressaltando no entanto que a mudança não tem o coronavírus como principal fator.

“O principal motivo da revisão não é a pandemia, está relacionado à redução da estimativa de produção de soja do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, e decorre principalmente de uma queda da colheita do grão no Rio Grande do Sul”, disse o Ipea.

Em um “cenário de estresse”, com impactos mais significativos da recessão sobre o PIB do agronegócio, principalmente sobre a produção de bovinos e cana-de-açúcar, o setor ainda avançaria 1,4% no ano, segundo a projeção.

Antes, o Ipea previa alta de 2,5% mesmo no cenário de maior estresse.

“O mercado de carne bovina, proteína mais cara, pode ser o segmento com maior impacto negativo por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19”, disse o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, em nota.

A previsão de taxa de crescimento do segmento de carne bovina caiu de 3,5% para 1,1% no cenário-base.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress