Membros da Câmara Técnica de Agronegócio discutem pautas para o setor agrícola do Acre

A 4ª reunião da Câmara Técnica de Agronegócio reuniu representantes do Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf), da Embrapa, da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Sebrae/AC para tratar sobre diversas pautas nesta quarta-feira, 11, no Fórum Empresarial do Acre.

O encontro foi mediado pelo coordenador da câmara técnica, Judson Valentim. Após a abertura, o coordenador estadual de combate e erradicação da monilíase no estado, Altemar Pereira de Lima, falou sobre o trabalho do Idaf  nos municípios do interior para evitar o surgimento de novos focos da praga.

Outra pauta da reunião foi o lançamento e apresentação do Estudo de Viabilidade de Modelos de Criação da p-Piscicultura no Acre. A palestra sobre o tema foi ministrada pelo consultor do Sebrae/AC Eduardo Ono.

A terceira pauta abordou a criação da legislação do Selo D’Colônia com o gerente de inspeção de produtos de origem animal do Idaf, Jonas Celestrini Júnior.

Resolução do Conselho de Meio Ambiente e Florestas

Os membros da câmara técnica debateram ainda sobre a Resolução do Conselho de Meio Ambiente e Florestas. O coordenador Judson Valentim explicou que o Fórum havia enviado um ofício ao Imac certificando que a resolução foi aprovada pelo Conselho de Meio Ambiente e precisava mudar o uso de protocolos para o licenciamento de atividades agropecuárias.

“Com resultado do ofício, o Imac, imediatamente, deixou de aplicar os requisitos da portaria e passou a cumprir a resolução do Cemaf de 2022, que foi publicada em agosto e depois republicada em novembro de 2022”, explicou o coordenador.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress