Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Metrópoles brasileiras aderem à iniciativa mundial para preservar florestas

Por Globo Rural – 19/09/2018

Na última quinta-feira (13/9), 45 cidades de seis continentes se comprometeram a conservar e restaurar suas florestas, bem como conscientizar seus 164,9 milhões de habitantes sobre os inúmeros benefícios das árvores. A adesão dos municípios faz parte da iniciativa Cities4Forests, que foi lançada durante a Cúpula Mundial de Ação Climática em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Entre as integrantes do acordo estão quatro cidades brasileiras: Campinas (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), além de Addis Abeba (Etiópia), Amã (Jordânia), Auckland (Nova Zelândia), Jacarta (Indonésia), Joanesburgo (África do Sul), Cidade do México (México), Oslo (Noruega) e Toronto (Canadá), entre outras.

Gerenciada pelo World Resources Institute (WRI), pelo Pilot Projects e pela agência Revolve, a Cities4Forests funcionará em três níveis: florestas internas, próximas e distantes. As cidades participantes se comprometeram a participar em pelo menos um nível até 2020, dois até 2022 e todos os três até 2025.

Para Frances Seymour, membro sênior do WRI, a maioria das pessoas desconhece que as cidades têm impactos invisíveis em florestas distantes de onde vivem. “As commodities que consumimos — madeira, papel, óleo de palma, carne bovina, soja — podem ser responsáveis pela destruição de florestas. E os benefícios que as florestas proporcionam às cidades também são subvalorizados”, explica.

As florestas internas, formadas por árvores que ficam dentro das cidades em parques, avenidas e pátios, ajudam a filtrar o ar, moderar a temperaturas e reduzir as contas de energia. Já as árvores nas bacias hidrográficas ao redor das cidades são consideradas florestas próximas e protegem as cidades contra inundações e deslizamentos de terra, reduzem os custos de tratamento de água, oferecem oportunidades de exercício e dão aos habitantes um escape da vida urbana agitada.

As árvores em florestas distantes, particularmente nos trópicos, como no caso das cidades brasileiras, sequestram carbono, ajudando a combater a mudança climática, além de gerar chuva para os cinturões agrícolas, fornecer uma variedade de produtos essenciais e ingredientes medicinais e abrigar a maior parte da biodiversidade terrestre do mundo.

Seymour enfatiza que quanto mais aprendemos sobre como as árvores interagem com a atmosfera, mais percebemos como as florestas influenciam o clima em escala local e global. “As florestas são uma importante fonte de resiliência climática e estabilidade para as pessoas, não importa onde vivamos”.

Metas 

As cidades integrantes do programa têm benefícios como assistência técnica para medir a cobertura florestal e priorizar onde plantar árvores para o máximo benefício da população, além de consultoria sobre onde procurar financiamento para proteger bacias hidrográficas ou restaurar áreas degradadas. Os municípios também terão apoio para escrever diretrizes sustentáveis de aquisição de produtores florestais como madeira e papel.

O acordo implica que as cidades reduzam o desmatamento, restaurem florestas e ajudem a gerenciar florestas dentro e fora dos seus limites. As cidades devem ainda aproveitar o poder das florestas para ajudar a atingir as metas climáticas de seus países, garantir fontes de água limpas e estáveis para reduzir o escoamento das águas pluviais e melhorar a saúde pública e proporcionar recreação.

Para atingir as metas, as cidades deverão implementar novas ferramentas de preservação, políticas locais, programas voluntários, investimentos e decisões de aquisições públicas.

Confira as 45 cidades do mundo que assinaram a declaração da Cities4Forests:

1.    Accra, Gana
2.    Addis Ababa, Etiópia
3.    Aguascalientes, México
4.    Amman, Jordânia
5.    Antalya, Turquia
6.    Antananarivo, Madagascar
7.    Auckland, Nova Zelândia
8.    Baltimore, EUA
9.    Belo Horizonte, Brasil
10.  Bogotá, Colômbia
11.  Campinas, Brasil
12.  Culiacán, México
13.  Detroit, EUA
14.  Eugene, EUA
15.  Guadalajara, México
16.  Haifa, Israel
17.  Honolulu, EUA
18.  Jakarta, Indonésia
19.  Johannesburg, África do Sul
20.  Kigali, Ruanda
21.  King County (WA), EUA
22.  Kochi, Índia
23.  Lin’an, China
24.  Little Rock, EUA
25.  Los Angeles, EUA
26.  Manchester, Reino Unido
27.  Mérida, México
28.  Cidade do México, México
29.  New York, EUA
30.  North Little Rock, EUA
31.  Oakland, EUA
32.  Oslo, Noruega
33.  Filadélfia, EUA
34.  34. Portland (OR), EUA
35.  Quito, Equador
36.  Raleigh, EUA
37.  Sacramento, EUA
38.  Salem (OR), EUA
39.  39. Salt Lake City, EUA
40.  Salvador, Brasil
41.
  São Paulo, Brasil
42.  Seattle, EUA
43.  Toronto, Canadá
44.  Viena, Austria
45.  Washington, DC, EUA

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress