Os principais representantes do trade turístico do Acre se reuniram na Expoacre 2024 para debater o andamento das ações planejadas anteriormente, nessa quarta-feira, 4. Durante o encontro, os membros da CT fizeram uma atualização do andamento da pesquisa do perfil do turista e falaram também sobre o Movimento Vai Turismo e o Painel de Inteligência.
Sobre a primeira pauta, o coordenador da CT, João Bosco Nunes, destacou que as equipes já avançaram bastante e agora se concentram em hotéis, nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), em Rio Branco e Epitaciolândia, na rodoviária, no aeroporto e nos pontos estratégicos. A exemplo dos seguintes pontos:
- Polícia Federal em Assis Brasil e Epitaciolândia
- Pontos de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC)
- Grupo Especial de Fronteira (Gefron)
“Iremos panfletar, pedir para os demais órgãos também, porque passam e entram muitos turistas para Rio Branco e o Acre. Estamos fazendo nos principais pontos turísticos também, além dos cats. Essa pesquisa vai ser fundamental para a gente ter mais subsídio, conhecer o visitante que chega aqui, qual seu perfil, de onde vem, qual sua pretensão e outros dados específicos para a gente traçar bons diagnósticos e propormos pautas interessantes ao trade turístico”
Movimento Vai Turismo
A segunda pauta debatida foi o Movimento Vai Turismo, programa que pertence ao Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O coordenador explicou que foi feito um copilado de ações e atividades desde 2021 e apresentada algumas propostas elaboradas. Os projetos foram apresentados no Salão de Turismo, no Rio de Janeiro, o Painel de Inteligência do Turismo, juntamente com o Comitê de Inteligência.
“Isso é importantíssimo porque, pela primeira vez, temos dados relevantes, macroeconômicos e econômicos do turismo no portal de inteligência. Todos vão poder abrir e ver as convergências necessárias para as melhores políticas públicas a serem adotadas”.
O coordenador de Turismo da Fecomércio destacou também que um dos principais parceiros no levantamento de dados foram a Secretaria Estadual de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) da Prefeitura de Rio Branco e foram cadastrados 66 projetos de turismo, que somam cerca de R$ 800 milhões.
“O Acre foi para a segunda colocação, até a semana passada estávamos em primeiro no ranking da CNC, mas fomos ultrapassados pela Bahia, que tem colocado seus projetos, o que é muito bom, é uma concorrente muito interessante e podemos ver os destinos turísticos trabalhando em prol desses cadastros e projetos para que os estudos sejam positivos para o turismo”.
Sobre os encaminhamentos, João Bosco Nunes disse que o Fórum ficou encarregado de solicitar ao secretário de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão, que participa da próxima reunião para uma apresentação do Movimento Vai Turismo e o painel, que ajudou a construir por meio da Sete.
“Foi uma reunião muito proveitosa e agradável”.