Na Expoacre, Câmara Técnica de Turismo debate sobre o andamento da pesquisa do perfil do turismo

5ª reunião da Câmara Técnica de Turismo ocorreu na Expoacre

Os principais representantes do trade turístico do Acre se reuniram na Expoacre 2024 para debater o andamento das ações planejadas anteriormente, nessa quarta-feira, 4. Durante o encontro, os membros da CT fizeram uma atualização do andamento da pesquisa do perfil do turista e falaram também sobre o Movimento Vai Turismo e o Painel de Inteligência.

Sobre a primeira pauta, o coordenador da CT, João Bosco Nunes, destacou que as equipes já avançaram bastante e agora se concentram em hotéis, nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), em Rio Branco e Epitaciolândia, na rodoviária, no aeroporto e nos pontos estratégicos. A exemplo dos seguintes pontos:

  • Polícia Federal em Assis Brasil e Epitaciolândia
  • Pontos de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC)
  • Grupo Especial de Fronteira (Gefron)

“Iremos panfletar, pedir para os demais órgãos também, porque passam e entram muitos turistas para Rio Branco e o Acre. Estamos fazendo nos principais pontos turísticos também, além dos cats. Essa pesquisa vai ser fundamental para a gente ter mais subsídio, conhecer o visitante que chega aqui, qual seu perfil, de onde vem, qual sua pretensão e outros dados específicos para a gente traçar bons diagnósticos e propormos pautas interessantes ao trade turístico”

Coordenador João Bosco apresentou dados da pesquisa do perfil do turista

Movimento Vai Turismo

A segunda pauta debatida foi o Movimento Vai Turismo, programa que pertence ao Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O coordenador explicou que foi feito um copilado de ações e atividades desde 2021 e apresentada algumas propostas elaboradas. Os projetos foram apresentados no Salão de Turismo, no Rio de Janeiro, o Painel de Inteligência do Turismo, juntamente com o Comitê de Inteligência.

“Isso é importantíssimo porque, pela primeira vez, temos dados relevantes, macroeconômicos e econômicos do turismo no portal de inteligência. Todos vão poder abrir e ver as convergências necessárias para as melhores políticas públicas a serem adotadas”.

O coordenador de Turismo da Fecomércio destacou também que um dos principais parceiros no levantamento de dados foram a Secretaria Estadual de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) da Prefeitura de Rio Branco e foram cadastrados 66 projetos de turismo, que somam cerca de R$ 800 milhões.

“O Acre foi para a segunda colocação, até a semana passada estávamos em primeiro no ranking da CNC, mas fomos ultrapassados pela Bahia, que tem colocado seus projetos, o que é muito bom, é uma concorrente muito interessante e podemos ver os destinos turísticos trabalhando em prol desses cadastros e projetos para que os estudos sejam positivos para o turismo”.

Sobre os encaminhamentos, João Bosco Nunes disse que o Fórum ficou encarregado de solicitar ao secretário de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão, que participa da próxima reunião para uma apresentação do Movimento Vai Turismo e o painel, que ajudou a construir por meio da Sete.

“Foi uma reunião muito proveitosa e agradável”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress