No Amapá, Fórum Empresarial do Acre inicia nova fase dos projetos da Rede DEL Turismo

Tíssia Veloso e Estácio Guimarães estiveram no Amapá esta semana

O Fórum Empresarial do Acre esteve no Amapá, entre os dias 6 e 10 deste mês, para apresentar ações e projetos elaborados, em parceria com a Rede DEL, para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios de Macapá, Laranjal do Jari e Ferreira Gomes.

O trabalho no estado é executado entre o Fórum e o Senac/AP, por meio do Sistema Fecomércio/AP, em abril deste ano.

Após seis meses de visitas técnicas, mapeamentos dos atrativos turísticos, treinamentos dos membros dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) e das câmaras técnicas, foram apresentadas ideias que ajudam a criar a marca de cada município, pensada para mostrar a identidade, a natureza e a cultura das cidades.

Também se discutiram ações de fortalecimento do turismo de forma sustentável. O objetivo é ajudar a economia e valorizar a história e o meio ambiente dos municípios. A coordenadora Tíssia Veloso e o consultor da Rede DEL Turismo, contrato pelo Fórum, se reuniram com o presidente do Sistema Fecomércio/AP, Ladislao Montes, e a equipe do Senac/AP.

Tíssia destacou que a agenda no estado marcou o início de uma nova fase do projeto. É a fase de implementar os projetos elaborados para o desenvolvimento do turismo sustentável na região. Além disso, a visita teve como objetivo nivelar o andamento das ações e resultados atingidos e projetar os próximos seis meses da parceria.

“Com o presidente Ladislao, a equipe da Fecomércio e do Senac conseguimos mensurar o andamento do projeto nos seis meses iniciais, que é um marco essa fase porque saímos da fase regulatória e de planejamento para iniciar a de execução por meio do Conselho Municipal de Turismo com apoio dos conselheiros e das câmaras técnicas”, disse a coordenadora.

O consultor Estácio Guimarães acrescentou que, na primeira fase, foi trabalhada a parte de legislação e governança dos conselhos. “Visitamos os três municípios, onde fizemos oficialmente a comunicação da chegada a 50% do projeto, que foi uma fase mais interna. Agora iniciamos a parte prática com o primeiro produto chamado identidade turística do município, através da marca turística”.

Fórum Empresarial do Acre se reuniu com o presidente do Sistema Fecomércio/AP

Esboços

Durante a visita, o Fórum apresentou um esboço da marca turística, projetos e metodologias de trabalho para os três municípios. A agenda incluiu reuniões com os secretários de turismo, de cultura, prefeitos, conselheiros, turismólogos e de mais representantes das gestões.

A coordenadora ressaltou que a agenda teve como foco ouvir sugestões e provocações de melhorias do esboço das marcas turísticas para apresentação do projeto final em novembro.

“A agenda foi muito proveitosa, conseguimos reunir com a equipe de Macapá as ações executadas, as certificações do município. Em Laranjal do Jari, o prefeito aprovou as propostas de projetos estruturais que visam melhorias de ofertas e atrativos turísticos. Em Ferreira Gomes debatemos o andamento do projeto, além da marca turística que foi apresentada em todos os municípios”.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin